scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Herpes zóster: como afeta a criança

facebook twitter whatsapp

O nome popular pelo qual é conhecido o herpes zóster é “zona”. Em que consiste este problema, como afeta as crianças e quando é necessário recorrer ao pediatra?

Zona é o nome popular para a infeção causada pelo herpes zóster. A zona é provocada pelo vírus da varicela, que pertence à mesma família do herpes labial e genital, e que se manifesta apenas se a criança já teve varicela.

(Também lhe interessa: Varicela na criança: tudo o que deve saber) 

Sintomas do herpes zóster 

Em geral, a zona afeta a região por baixo das costelas, as costas, o tórax e o abdómen, e, mais raramente, os braços ou o peito. Por vezes, o herpes zóster também pode surgir num lado da cara e afetar um dos olhos.

Nos adultos, o herpes zóster provoca dores intensas na área afetada. Nas crianças, felizmente, o mal-estar é menor e a criança, regra geral, suporta-o bem.

Característico deste problema é o surgimento, nas zonas afetadas, de pequenas bolhinhas que causam prurido. Ao fim de alguns dias, essas lesões adquirem um tom amarelado, secam e cobrem-se de crostas. Estas caem, depois de uma ou duas semanas, deixando por vezes pequenas cicatrizes. O herpes zóster, geralmente, não traz complicações.

(Também lhe interessa: Escarlatina nas crianças: sintomas, contágio e tratamento)

Tratamentos do herpes zóster 

Se a criança sente dores, o que é raro acontecer, pode administrar-lhe paracetamol. Antes, porém, deve-se consultar o pediatra. Será ele a prescrever, se necessário, o tratamento antiviral mais adequado.

Quando deve recorrer ao pediatra

Deve consultar o pediatra se:

- As bolhas causam dor ou a comichão é muito forte.

- A erupção está próxima de um olho.

- A doença dura mais de 14 dias.

- As bolhas aparentam estar infetadas.

(Também lhe interessa: Doenças de crianças)




Também lhe interessa

Herpes zóster (zona) em crianças: sintomas e tratamento Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro