Mi bebé y yo

Remédios caseiros para os piolhos

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O seu filho apanhou piolhos? Estes parasitas podem transformar-se num autêntico quebra-cabeças se não se eliminarem completamente. Oferecemos-lhe seis remédios caseiros eficazes para acabar com os piolhos. Tome nota!

Medem apenas três milímetros, mas os piolhos são parasitas muito incómodos que causam milhares de infestações por ano, afetando especialmente as crianças em idade escolar. Quando a criança apanha piolhos, a denominada pediculose, não se deve preocupar em excesso, no sentido em que não tem consequências nefastas para a saúde e, se for tratada adequadamente, pode resolver-se em alguns dias.

Como saber se o seu filho tem piolhos? Se observou que se coça na cabeça muito frequentemente, é possível que esteja infestado. Para tirar dúvidas, deverá fazer-lhe uma exploração do couro cabeludo. Se tem piolhos vai encontrar lêndeas, os ovos do piolho, na base do cabelo, a menos de um centímetro do couro cabeludo. As zonas nas quais se fixam com maior facilidade são atrás das orelhas e na nuca.

(Também lhe interessa: Piolhos e lêndeas em crianças: como eliminá-los)

Remédios caseiros para eliminar piolhos

Vinagre

O vinagre, especialmente o vinagre de maçã, é um remédio natural muito eficaz para acabar com as lêndeas, que são mais difíceis de combater do que os piolhos, pois têm uma película pegajosa que a recobre e faz com que sejam difíceis de tirar do cabelo. O ácido acético do vinagre é um bom praguicida que permite dissolver esta substância pegajosa e isso facilita a tarefa de descolar as lêndeas do cabelo. É aconselhável, depois de lavar o cabelo com um champô normal, enxaguar bem a área infestada com vinagre de maçã ou vinagre branco quente (ao ser aquecido torna-se mais eficaz). Em seguida, mergulhar um pente de dentes finos numa solução de vinagre e água quente para, posteriormente, eliminar os ovos ao pentear o cabelo.

Infusão de eucalipto

Outro remédio caseiro eficaz para os piolhos é o eucalipto, que se deve aplicar na cabeça infetada da criança. Para fazer a infusão, basta seguir alguns passos simples: ferver algumas folhas de eucalipto em duas chávenas de água, deixar repousar uns minutos e esperar que arrefeça. Quando estiver a uma temperatura adequada deverá verter a infusão na cabeça da criança, uma vez lavada e limpa. Para conseguir que o líquido penetre bem nas raízes e no couro cabeludo é aconselhável realizar massagens circulares. Uma vez terminado este passo, pode ou não enxaguar. A infusão de alecrim também é eficaz, seguindo os mesmos passos.

Essência de lavanda

A essência de lavanda ou óleo de lavanda puro é um remédio eficaz para aplicar nas raízes do cabelo no caso de padecer de piolhos. A essência de lavanda pode ser comprada em ervanárias ou lojas de produtos naturais e, para realizar a aplicação na cabeça da criança, apenas vai necessitar de algumas gotas. É importante que seja essência de lavanda pura. No momento de fazer a aplicação na cabeça infetada, deverá calçar umas luvas para evitar alergias ou problemas nas mãos dado tratar-se de um óleo puro. Em seguida, deverá massajar bem a cabeça da criança, lavada e limpa. Por fim enxaguar.

Azeite

O azeite, com todas as suas propriedades, também é adequado para asfixiar e acabar assim com os piolhos. Não obstante, este remédio deve ser feito durante três noites seguidas. Para começar, deve aquecer uma generosa quantidade de azeite virgem extra e, quando este estiver a uma temperatura adequada (não demasiado quente), aplica-lo no couro cabeludo e raízes do cabelo da criança, limpo e lavado. Para uma eliminação mais eficaz dos piolhos é aconselhável realizar massagens em círculos. Em seguida, deverá pôr uma touca de banho na cabeça da criança, que deverá dormir com ela. Na manhã seguinte será suficiente enxaguar com água quente abundante. Por fim, deverá passar um pente fino pelo cabelo para eliminar os restos de piolhos e lêndeas.

Maionese

Pode parecer engraçado, mas a verdade é que untar o couro cabeludo com maionese é eficaz contra os piolhos, pois a sua textura untuosa e pesada asfixia estes parasitas numa questão de minutos. Como proceder? Apenas tem de aplicar maionese no cabelo seco sem lavar, assegurando-se que todo o couro cabeludo e a raiz do cabelo ficam cobertos de maionese. Se quiser que o remédio seja mais eficaz, deverá colocar uma touca de banho na cabeça da criança, que vai dormir assim. Na manhã seguinte, deverá enxaguar com água quente e passar o cabelo a pente fino.

Amaciador de cabelo

O amaciador para o cabelo é outro remédio para eliminar os piolhos que pode levar a cabo em casa. Não é tão eficaz como os mencionados anteriormente no momento de matar estes parasitas, mas pelo menos ajuda a eliminá-los com um pente fino, pois o amaciador deixa o cabelo muito suave e facilita o deslizamento de piolhos e lêndeas nele.

Perante a presença de piolhos em casa, lembre-se de aumentar as medidas de limpeza: lavar lençóis e almofadas, evitar que as crianças partilhem peluches ou objetos íntimos com amigos e familiares e cortar o cabelo à criança como medida higiénica (se pais e filhos o quiserem fazer e se tal não constituir um trauma).

O seu filho teve piolhos? Conhece outros remédios caseiros para os eliminar? Partilhe com outras mamãs e papás no final deste artigo.

Também lhe interessa

Remédios caseiros para os piolhos | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)