Mi bebé y yo

Infarmed proíbe o uso de codeína para a tosse em crianças com menos de 12 anos

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

O uso de codeína em medicamentos antitússicos para crianças está proibido pelo Infarmed, uma vez que se detetaram riscos para a saúde, pelo que está contraindicada para menores de doze anos e também para mulheres durante a amamentação. Explicamos-lhe os motivos.

Em 2015, o Infarmed afirmou que o uso da codeína em medicamentos para crianças com menos de 12 anos e mulheres que amamentam, era contraindicado, adotando as recomendações do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) (circular informativa n.º 043/CD/8.1.7. de 13/03/2015).

Também se desaconselha o seu uso por menores de 18 anos com problemas respiratórios.

Porque é que a codeína é perigosa? 

A codeína é um opiáceo que se utiliza para tratar a tosse, normalmente associada a processos catarrais nas crianças. No entanto, ao contrário do que se pensava, a codeína não é inofensiva. Ao entrar no corpo, ela reage com uma enzima presente no organismo e transforma-se em morfina. A enzima em questão não é igual em todos os seres humanos, já que uns podem tê-la em maior quantidade que outros. Os efeitos da codeína nas crianças, conforme a rapidez com que seja metabolizada, podem ir ao ponto de ser extremamente perigosos. De facto, são conhecidas intoxicações graves e, nalguns casos, mortais. No caso das mulheres que dão de mamar, o perigo reside no facto de que a codeína pode ser metabolizada através do leite materno e passar para o bebé.

A intoxicação por morfina pode dar-se em qualquer idade, mas as crianças com menos de 12 anos apresentam um risco maior de sofrer reações adversas, se forem metabolizadores ultrarrápidos da codeína. Este risco também está presente nas pessoas que, independentemente da idade, tenham problemas respiratórios.

Que medicamentos contêm codeína? 

De acordo com o Infarmed, em Portugal estão autorizados dois medicamentos contendo codeína para o tratamento da tosse em crianças: Codipront e Toseína.  Atendendo a que foram implementadas medidas de minimização do risco nos medicamentos contendo codeína, utilizados no alívio da dor em crianças, a EMA irá avaliar a relação benefício-risco dos medicamentos contendo codeína utilizados no tratamento da tosse e constipação em crianças.

No entanto, é aconselhável ler sempre a posologia para comprovar se o medicamento está aprovado para crianças. Em medicamentos para crianças com menos de dois anos, o seu uso é praticamente inexistente.

  1. O Codipront® é um xarope indicado no tratamento sintomático da tosse, está indicado no alívio datosse seca e irritativa, em situações de doenças respiratórias como a bronquite,gripe e inflamações das vias aéreas. O xarope Codipront® não deve ser usado sem indicação médica.
  1. Toseína: Xarope, tal como o anterior, é um eficaz agente antitússico tanto em doenças respiratórias agudas, como crónicas. Também tem um efeito analgésico moderado. Tal como qualquer outro medicamento que contenha codeína, não é recomendável ser tomado durante muito tempo, uma vez que a codeína provoca adição.

(Também lhe interessa: Doenças de bebés)

………………..

 

 

Também lhe interessa

Infarmed proíbe o uso de codeína para a tosse Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)