Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Educação e psicologia da criança
- O que é um Jardim Infantil?
O que é um Jardim Infantil?

O infantário é um local concebido para promover o desenvolvimento integral das crianças mais pequenas, dos 0 aos 3 anos de idade. Explicamos como é um infantário, que actividades as crianças realizam e o que as diferencia dos infantários ou das escolas infantis.
Provavelmente já ouviu o nome Jardim de Infância em mais do que uma ocasião. Em países como a Alemanha ou o Reino Unido, os termos "jardim de infância" e "jardim de infância" são utilizados, respectivamente, que significam literalmente "jardim de infância", para designar a fase educacional pré-escolar dos 0 aos 6 anos de idade.
No nosso país, o termo infantário coexiste com o infantário ou jardim infantil para se referir à primeira fase da educação das crianças. Mas existem diferenças entre estes termos? Vamos dar uma vista de olhos mais atenta.
Qual é a diferença entre infantário e jardim-de-infância?
Embora possam parecer ser dois conceitos sinónimos, a verdade é que infantário e jardim de infância têm uma conotação diferente.
Uma das opções para os pais que, devido às responsabilidades de trabalho, não podiam cuidar dos seus filhos era deixá-los no berçário.
No berçário, como o nome sugere, as crianças foram "guardadas" e receberam todos os cuidados necessários dos cuidadores, que tomaram conta dos mais pequenos e cuidaram deles até que os seus pais os pudessem ir buscar.
Só no início do século XXI é que o termo "infantário" começou a ser alterado para "jardim-de-infância" ou "escola infantil". Nestes centros, os profissionais não só cuidam das crianças, mas também as educam e oferecem-lhes as ferramentas para se desenvolverem de forma holística.
Estamos a falar de educadores, não de prestadores de cuidados, profissionais que foram formados para atender ao desenvolvimento das capacidades físicas, emocionais, sociais e intelectuais da criança, e que acompanham a criança na sua primeira fase educacional, desempenhando um papel fundamental neste sentido.
Qual é a diferença entre o jardim-de-infância e a educação infantil?
Em geral, no nosso país, os infantários são centros educacionais para crianças entre os 0 e os 3 anos de idade. Podem ser públicos, dependendo do conselho local ou da comunidade autónoma, ou privados.
Por jardim de infância entendemos a fase educacional que vai dos 0 aos 6 anos de idade, antes do ensino primário. Está dividido em dois ciclos de três anos cada: primeiro ciclo de educação infantil, dos 0 aos 3 anos de idade, que corresponderia a um jardim-de-infância; e segundo ciclo de educação infantil, dos 3 aos 6 anos de idade.
Enquanto o segundo ciclo do ensino pré-escolar é gratuito e oferecido pelas escolas normais, o primeiro ciclo não é, pelo que os pais devem pagar por este serviço, em maior ou menor grau.
Isto é algo que pretende mudar em resultado da aprovação do Decreto de lei sobre Educação Infantil em Fevereiro de 2022, que regula e dá um carácter educativo ao primeiro ciclo de educação infantil, e que estende o segundo ciclo gratuito também ao primeiro ciclo, embora progressivamente e dando prioridade aos alunos em risco de pobreza ou exclusão social.
Deve-se lembrar que a educação infantil em Portugal não é obrigatória; por outras palavras, os pais podem decidir não enviar os seus filhos à escola se assim o desejarem.
Contudo, os especialistas salientam o importante papel que os jardins de infância desempenham no desenvolvimento físico, emocional e social das crianças, bem como no seu desenvolvimento cognitivo e artístico, e que isso lança as bases para a sua educação futura.
Como é um jardim-de-infância?
O infantário é um centro especificamente concebido para satisfazer as necessidades das crianças dos 0 aos 3 anos de idade e para promover o desenvolvimento saudável da sua personalidade.
É por isso que o ambiente físico num jardim de infância desempenha um papel fundamental, muito mais do que em outros níveis de ensino.
O espaço interior e exterior de um jardim de infância deve satisfazer as necessidades básicas, afectivas, autónomas e de socialização da criança.
Deve também ser suficientemente grande para encorajar o movimento e o livre jogo, exploração e descoberta, proporcionando um ambiente rico em estímulos onde as crianças possam experimentar diferentes objectos e materiais, tais como água, areia, madeira ou plantas, e onde a disposição dos diferentes elementos seja concebida para encorajar o início de cada actividade.
No jardim de infância, o espaço exterior é de importância fundamental. As crianças passam uma grande parte do dia ao ar livre, enquanto as salas de aula são utilizadas para tarefas que requerem condições específicas, e para necessidades básicas como a alimentação e o sono.
Por esta razão, o espaço exterior deve ser espaçoso, facilmente acessível à criança e, claro, proporcionar um ambiente seguro para evitar acidentes.
O que é que as crianças fazem num jardim-de-infância?
O jardim-de-infância foi concebido para contribuir para o desenvolvimento integral das crianças (físico, emocional, social e intelectual) através de diferentes actividades, jogos e experiências que as enriquecem e as ajudam a crescer.
Metaforicamente falando, o jardim de infância é um lugar onde as condições são adequadas para que as crianças "floresçam" e se desenvolvam ao seu próprio ritmo; um espaço onde a sua curiosidade e desejo de experimentar são cultivados, e onde as crianças aprendem através da observação e desenvolvem a sua autonomia pessoal.
- No jardim-de-infância, a brincadeira é prioritária como meio de aprendizagem e de conhecer o mundo. Encoraja-se o jogo livre e espontâneo, permitindo às crianças desenvolverem a sua imaginação, mas sem negligenciar o jogo simbólico, no qual a criança imita o adulto.
- As crianças também se envolvem em actividades experimentais que as ajudam a descobrir o mundo à sua volta. Através da manipulação de diferentes materiais e objectos, as crianças estimulam os seus cinco sentidos.
- As competências psicomotoras são também um aspecto importante que é trabalhado no jardim-de-infância: através do movimento do corpo, o desenvolvimento de competências expressivas, criativas e motoras das crianças mais pequenas é encorajado. Neste sentido, a música, a dança e as artes plásticas desempenham também um papel fundamental.
- O infantário proporciona um ambiente adequado para as crianças aprenderem a fazer as coisas sozinhas e adquirirem autonomia. Trabalham também na aquisição de bons hábitos de higiene e na criação de uma auto-imagem positiva.
- No jardim de infância, as crianças têm a oportunidade de interagir com outras crianças da mesma idade, bem como com adultos, o que lhes permite adquirir competências sociais e comunicativas.
Em suma, o jardim de infância é um local onde o desenvolvimento das crianças é promovido de uma forma adequada à sua idade, trabalhando em diferentes aspectos e oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para as ajudar no seu crescimento e bem-estar correctos.