Mi bebé y yo

Porque é que a escola Montessori é a educação que está na moda?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A educação Montessori fomenta especialmente a autonomia, a criatividade e a liberdade de escolha das crianças. Mas porque é que estão na moda as escolas Montessori?

A doutora Maria Montessori concebeu o seu método como a melhor forma de incitar à autoaprendizagem das crianças. A ideia deste modelo educativo consiste em conceder a liberdade de escolher e atuar livremente aos mais pequenos, num ambiente preparado e organizado segundo este modelo, de modo a contribuir espontaneamente para um desenvolvimento ótimo.

(Também lhe interessa: Estimule a liberdade da criança com o método Montessori)

Escola Montessori: as suas principais características

Atualmente, as escolas Montessori são muito numerosas e estão localizadas em praticamente todo o mundo. Assim, por exemplo, apenas nos Estados Unidos, há aproximadamente 6 000 escolas que se regem por este modelo educativo.

Numa escola Montessori, as salas, especialmente nas turmas dos zero aos seis anos, são desenhadas à medida das crianças: móveis para o seu tamanho (cadeiras, mesas e outro mobiliário de tamanho infantil); espaços amplos, luminosos e amenos; materiais específicos (para o seu autodesenvolvimento); disposição dos materiais ao seu alcance (estantes e outros elementos baixos, onde as crianças consigam chegar); bem como as restantes características em função da idade das crianças de cada aula.

Os professores devem atuar como observadores conscientes, que guiam o aluno sempre que necessário, a partir de uma atitude de completa empatia, humildade e carinho.

A chave deste método educativo consiste em deixar que a criança escolha as atividades que mais a atraem e se concentre ao máximo em cada tarefa, de modo que assim aprenda e consiga fazer coisas importantes. A criança deve divertir-se e ser feliz com o que descobre e aprende diariamente graças à sua curiosidade.

(Também lhe interessa: Descubra em que consiste a educação com respeito)

Muitos famosos foram a uma escola Montessori

Num artigo publicado no The Wall Street Journal em 2011, o empreendedor e colunista Peter Sims empregou a expressão “Mafia Montessori” para se referir ao conjunto de personalidades públicas que estudaram numa escola Montessori: o escritor e prémio Nobel, Gabriel Garcia Marquez; os fundadores da Google, Sergei Brin e Larry Page; o génio da gestão Peter Druker; a vítima do Holocausto, Anne Frank; o fundador da Amazon, Jeff Bezos, entre muitos outros.

As escolas Montessori estão na moda

Desde que o pequeno príncipe George de Cambridge começou a ir à escola Westsacre Montessori, as inscrições neste tipo de escola dispararam com um aumento de 65% de procura no Reino Unido.

O príncipe William segue assim a senda da sua mãe, Diana de Gales (mas conhecida como Lady Di), que antes de se casar trabalhou numa creche Montessori de Londres. Mais tarde, os príncipes William e Harry também foram educados segundo o método educativo Montessori.

(Também lhe interessa: Escolas Waldorf: em que consiste a sua filosofia?)

Também lhe interessa

Porque é que a escola Montessori é a educação que está na moda? Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)