O meu bebé
mibblogo

Estimule a liberdade da criança com a pedagogia Montessori

19 abril 2017
Educação e pedagogia Montessori

O modelo educativo Montessori foi inventado e desenvolvido pela italiana Maria Montessori na primeira década do século XX. Parte da ideia que tanto crianças como adultos devem construir o próprio carácter através da interação com o ambiente. Saiba em que consiste a educação Montessori.

Tendo por base estas afirmações, Montessori acreditava que conceder a liberdade de escolher e agir livremente aos mais pequenos, dentro de um ambiente preparado segundo este modelo, contribuiria espontaneamente para um ótimo desenvolvimento da criança.

(Também lhe interessa: Método Montessori: em que consiste?)

As bases da escola Montessori

Segundo Montessori, o objetivo da educação é facilitar a expressão de características universais e inatas, denominadas “tendências humanas”, como o instinto de conservação, a orientação no meio, a ordem, a exploração, a comunicação, o trabalho (descrito também como “atividade intencional”), a exatidão, a repetição e a abstração.

Para tal, é necessário criar um ambiente preparado tanto à medida destas características humanas básicas, como para as que são específicas das diferentes idades das crianças. A função do ambiente na pedagogia Montessori é a de permitir à criança desenvolver a sua autonomia em todas as áreas, em função das suas próprias diretrizes evolutivas internas.

Na escola Montessori, a organização do ambiente fundamenta-se nos princípios de ordem, beleza e simplicidade, criando zonas luminosas e acolhedoras, com mobiliário adaptado ao tamanho das crianças e amplos espaços para trabalhar no chão.

O material deverá desenvolver o conhecimento cognitivo, motor e sensorial, e deverá estar organizado na sala por secções temáticas, disposto de forma a incentivar o interesse espontâneo das crianças, bem como a livre escolha.

(Também lhe interessa: Evitar a superproteção das crianças)

A humildade do educador Montessori

Neste contexto, a pedagogia Montessori requer que o papel do educador seja o de um observador consciente e ativo apenas quando seja necessário, permitindo a autonomia das crianças. O adulto deverá fazer sempre um exercício de humildade e aprender com a própria criança. Neste ponto é importante recordar outro dos conceitos inovadores de Maria Montessori: cada criança tem a sua própria velocidade de aprendizagem e deve ser respeitada.

Muitos elementos Montessori estão presentes na maioria das escolas de todo o mundo, mas ainda existem muitos ensinamentos de Maria Montessori por aprender.

(Também lhe interessa: O que fazer com uma criança que se porta mal?)

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Coordenadora da secção doenças, e especialista em gravidez, bebés e crianças.

Também lhe interessa…