Mi bebé y yo

Desenho da família: como se interpreta

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Os desenhos da família podem ser utilizados para obter informações acerca do estado de ânimo da criança. Os seus desenhos dão-lhe muitas pistas sobre a sua personalidade e carências afetivas. Aprenda a interpretá-los!

É importante prestar atenção à criança enquanto esta está a desenhar a família e averiguar qual é o personagem que desenha primeiro e qual desenha em último lugar. Se se mostra rápido e confiante no momento de desenhar os personagens e quantas correções e usos da borracha se notam na folha no fim. Todos estes sinais indicam o nível de familiaridade que a criança tem com a pessoa desenhada.

Desenho da família: a ordem dos personagens

A ordem pela qual se desenham os personagens nos desenhos da família relaciona-se com a importância que a criança lhes atribui.

  • A primeira pessoa que a criança desenha é aquela por quem sente mais admiração, o modelo que tenta imitar, embora nem sempre consiga.
  • Se a criança se desenha primeiro a si própria, tal significa que sente a necessidade de estar à frente dos outros, de ser o centro das atenções e de se sentir amada.
  • Se se representa em último lugar, demonstra que não se valoriza muito e que tem pouca confiança em si mesmo.
  • Um desenho no qual todos os membros da família estão de mão dada e a criança está de um lado poderá revelar alguma dificuldade, real ou não, no que respeita a estabelecer uma relação mais íntima e intensa com a família.

Desenhos da família: se falta alguém ou se junta no final

As razões pelas quais a criança desenha uma família incompleta podem ser muitas: a sensação de não ser o filho preferido, os ciúmes perante um irmão ou o medo de receber ameaças e castigos. Através do desenho, a criança manifesta a sua agressividade natural, conseguindo assim lidar melhor com ela.

(Também lhe interessa: Ciúmes entre irmãos: conselhos importantes)

  • Não é de estranhar que nos desenhos de família faltem o pai ou a mãe. Se tal acontece, pode significar que a criança está a viver um momento normal no seu desenvolvimento que os psicólogos definem como complexo de Édipo, que toma o nome do mito grego de Édipo, que se apaixonou pela sua mãe. Todos podemos notar como as crianças têm uma paixão pela sua mãe ou pelo seu pai. Nos seus desenhos, as crianças eliminam inconscientemente o seu “rival”.

(Também lhe interessa: Complexo de Electra: o que é e como agir)

  • Devido a uns ciúmes que se calaram, quem fica excluído dos desenhos de família podem ser os irmãos ou as irmãs. E, nalguns casos, podem aparecer mas sem braços ou pernas.
  • Por outro lado, a agressividade pode ser manifestada através do desenho de animais que atacam a família.

Também lhe interessa

Desenho da família: como se interpreta | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)