Mi bebé y yo

O que é o complexo de Édipo?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O complexo de Édipo aparece nos meninos entre os três e os sete anos e é uma etapa normal de desenvolvimento afetivo do pequeno. O menino tende a sentir-se atraído pela sua mãe e começa a mostrar alguma hostilidade face ao seu pai. Explicamos-lhe porque aparece e como reagir. 

O complexo de Édipo aparece entre os três e os sete anos dos meninos. Trata-se de uma etapa na qual o rapaz começa a experimentar uma rejeição inconsciente face ao seu pai e a projeção amorosa em relação à sua mãe. Com o tempo, esta tendência desaparece, quando o menino se começa a identificar com o papá.

(Também lhe interessa: Complexo de Electra: o que é e como atuar)

Porque é que se chama complexo de Édipo?

O termo foi empregue pela primeira vez pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud, quem escolheu este nome fazendo referência à obra de Sófocles “Édipo Rei”. A obra grega narra a história de Édipo que mata o seu pai e se casa com a sua mãe.

Como se manifesta o complexo de Édipo?

Até aos três anos de idade o menino começa a reclamar mais atenção por parte da sua mãe. Pede mais mimos e carinho. É a etapa na qual o menino quer casar-se com a sua mamã e, muitas vezes, chega a dizer “a mamã é minha!”.

(Também lhe interessa: O que é e como tratar o mutismo seletivo infantil)

Complexo de Édipo: como devem agir os pais

Por um lado, a mamã deve explicar ao menino que não se vai poder casar com ele porque já está casada com o seu papá e que o rapaz também deverá escolher uma pessoa para se casar, que será alguém diferente da sua mamã e do seu papá.

O pai, por outro lado, deve ignorar os gestos do filho e fazer como se não se passasse nada. Com o tempo, os sentimentos do menino pelo seu pai vão evoluindo e passam de rejeição a admiração. É nesta altura que o pequeno se começa a identificar como homem e toma o seu pai como modelo.

Em qualquer caso, é importante que os pais tenham uma atitude compreensiva para com a criança e que estas manifestações de amor por parte do menino sejam acolhidas com uma extremada naturalidade, sem exagerar na complacência.

(Também lhe interessa: O que é o efeito Pigmaleão e como afeta as crianças)

Também lhe interessa

O que é o complexo de Édipo? | o meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)