Mi bebé y yo

As gomas e as crianças

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As gomas, os rebuçados e os caramelos atraem as crianças, e também os que já não são assim tão pequenos. Tanto que o seu mercado cresceu e podemos encontrar estes produtos nas mais variadas formas e sabores. Mas até que ponto é que estes produtos são inofensivos?

Nas lojas podemos encontrar todo o tipo de gomas, doces, rebuçados e caramelos, produtos que atraem as crianças como se fossem ímanes.

Infelizmente, contêm aditivos, açúcares e gorduras, calorias vazias que provocam obesidade e colesterol, sendo que o seu consumo em excesso pode favorecer o aparecimento de cáries.

Um consumo excessivo de doces também pode levar ao risco das crianças perderem a fome e não comer os alimentos básicos para que se desenvolvam harmoniosamente.

Recomendações para o momento de comer doces

Como as crianças adoram as gomas, proibir o seu consumo poderia ser bastante complicado, de modo que o melhor é explicar que abusar de doces não é bom, que devem lavar os dentes depois de os comer e tentar associá-los a datas especiais. Também devemos dar o exemplo não comendo.

Quando se escolhem as gomas menos más devemos ter em conta que as embaladas costumam ser mais controladas do que as que são vendidas avulso, que os rebuçados não se pegam tanto nos dentes como os caramelos, que as gomas de cores mais pálidas levam menos corantes, que as moedas de chocolate têm cálcio, fósforo, potássio e magnésio, que as light têm menos açúcar (embora possam causar diarreia se as comerem em excesso), e que os pós pica-pica são um tipo de levedura, parecida com a dos bolos, que é boa para o estômago.

(Também lhe interessa: A roda alimentar: o que é e como interpretá-la)

As gomas no mundo

Nas suas viagens pelo mundo, à procura de novos sabores, a equipa do chefe Andoni Aduriz descobriu que em todos os lugares existem gomas ou doces, entendendo estes produtos como alimentos ricos em gorduras, açúcares e proteínas, embora possam não ser doces. Os doces relacionam-se com a gastronomia de cada país, sendo que no Japão são muito sofisticados e no México picantes e ácidos, como a sua comida.

Por outro lado, as gomas não são apenas uma coisa de crianças. Nalguns países nórdicos, é tradição levar doces quando se é convidado para um jantar com amigos. E também estão a proliferar as lojas dirigidas a adultos com doces muito mais sofisticados.

(Também lhe interessa: Porque é que não é bom para as crianças comer entre as refeições?)

Também lhe interessa

As gomas e as crianças | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)