Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Alimentação da criança
- Hábitos saudáveis: por Valentín Fuster
Hábitos saudáveis: por Valentín Fuster

O prestigiado cardiologista Valentín Fuster apresenta a fundação SHE, cujo objetivo é incutir nas crianças e jovens hábitos saudáveis de alimentação e atividade física de modo a proteger a sua futura saúde cardiovascular.
O diretor do Cardiovascular Institute and Center for Cardiovascular Health do Hospital Mont Sinai de Nova York, e do Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares (CNIC), o cardiologista Valentín Fuster, apresentou em Barcelona a Fundação “Science, Health and Education” (SHE). O objetivo básico desta fundação é influenciar a educação da população infantil e juvenil antes que esta adquira hábitos de vida pouco saudáveis, que a levem a desenvolver doenças cardiovasculares em adultos. A fundação conta com a colaboração da Fundación Alicia – liderada pelo cozinheiro Ferran Adrià – e de investigadores do Observatorio de la Alimentación da Universidade de Barcelona.
Hábitos saudáveis desde pequenos
Pala alcançar o seu objetivo, a Fundação pôs em andamento iniciativas como a colaboração com os personagens do conhecido programa infantil “Rua Sésamo” para transmitir às crianças hábitos de alimentação saudáveis.
Segundo dados do Ministerio de Sanidad y consumo (MSC), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo e uma das principais causas de deficiência permanente.
Para o doutor Fuster, a solução não se baseia no tratamento desta doença mas sim na sua prevenção. O cardiologista declara que é hora de abordar o tema da educação: “Deveremos incutir nas nossas crianças e adolescentes hábitos de vida saudáveis, uma Pequenos-almoços saudáveis para bebés e criançase atividade física para conseguir que sejam adultos saudáveis”.
As doenças cardiovasculares estão relacionadas com fatores como o tabagismo, o sedentarismo, a hipertensão, o colesterol elevado, a diabetes ou a obesidade. Até agora, estes fatores relacionavam-se com a população adulta. No entanto, a tendência é que incluam faixas cada vez mais jovens da população.
(Também lhe interessa: As gomas e as crianças)