Mi bebé y yo

Pequenos-almoços saudáveis para bebés e crianças

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e, não obstante, costuma ser pouco abundante e apetitosa. Vamos falar-lhe da importância do pequeno-almoço, o que este deve ter e propomos-lhe alguns pequenos-almoços saudáveis.

O pequeno-almoço constitui a primeira refeição do dia e, também, a mais importante. A cerca de 10-12 horas do jantar, as crianças precisam de acumular energia e começar bem o dia, embora sejam poucos os que o fazem de verdade.

Por este motivo, o pequeno-almoço deve organizar-se como uma refeição ligeira, que garanta entre 20 e 25% de toda a necessidade energética diária (o que significa, pelo menos 250-300 calorias para uma criança de três anos).

Ainda assim, os componentes principais de um pequeno-almoço saudável devem ser os hidratos de carbono, que são fáceis de digerir e assimilar. Também é necessário incluir alimentos que proporcionem vitaminas, sais minerais e proteínas. No que diz respeito a gorduras, o melhor é estas estarem presentes numa quantidade reduzida.

(Também lhe interessa: As gomas e as crianças)

Esquema clássico de um pequeno-almoço saudável

O esquema clássico, que inclui um copo de leite, pão e uma peça de fruta é correto do ponto de vista nutritivo.

  • No entanto, os hidratos de carbono do pão também se podem substituir por flocos de cereais, tostas, biscoitos caseiros ou bolachas simples, por exemplo.
  • O leite, fonte de cálcio e proteínas, pode ser substituído por iogurte, creme de requeijão e batidos.
  • Também a fruta, rica em vitaminas, pode ser apresentada de diferentes maneiras: salada de fruta, cozida ou como ingrediente de um delicioso doce.

Propostas de pequenos-almoços saudáveis

Em seguida propomos-lhe três pequenos-almoços saudáveis que são deliciosos e adequados para miúdos e graúdos.

Deliciosa taça da manhã

Numa taça deitar dois iogurtes naturais e misturá-los bem com duas colheradas de mel. Descascar duas maçãs e duas bananas. Cortar as primeiras em cubos pequenos e as segundas em rodelas finas. Juntar a fruta e um punhado de passas ao iogurte com mel e misturar bem. Dividir a mistura em quatro porções e decorar cada uma com uma bolacha.

Rosquilhas entrançadas

Pré-aquecer o forno a 180º. Dissolver 12 g de fermento de padeiro em duas colheres de leite, juntar 100 g de farinha e trabalhar a massa até obter uma espécie de pão. Ponha a massa numa tigela, cubra-a com um pano e deixe levedar um pouco. Depois, incorporar 170 g de farinha, um ovo, 35 g de açúcar, a raspa de um limão e quatro colheres de leite. Trabalhe a massa, faça uma bola com ela, cubra-a com um pano e deixe acabar de levedar, até que a massa alcance o dobro do seu volume. Faça cilindros com a massa e, usando dois de cada vez, faça tranças e faça um anel com elas. Ponha as rosquilhas num tabuleiro para o forno, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Bata um ovo, pinte com ele a superfície das rosquilhas e leve ao forno a 180º durante 30 minutos.

Delícias de pão com creme

Descasque duas bananas e corte-as às rodelas. Numa taça, ponha as rodelas de banana, juntamente com 120 g de requeijão, duas colheradas de doce de frutos vermelhos e três colheradas de pinhões e misture bem. Barre este creme em oito fatias de pão integral e sirva duas a cada comensal.

Tem mais propostas de pequenos-almoços saudáveis que queira partilhar com outras mães? Conte-nos tudo!

Também lhe interessa

Pequenos-almoços saudáveis para bebés e crianças Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)