O meu bebé

Livros infantis: seleção para todas as idades

Sabe quais são os livros infantis mais apropriados, de acordo com a idade da criança? Trazemos-lhe 10 propostas de livros infantis para crianças dos 0 aos 2 anos, dos 3 aos 5 anos e dos 6 aos 8 anos. Com características e preços!

Muitos pais interrogam-se sobre qual será a idade ideal para começar a ler livros ao bebé. Não se trata de algo a começar numa idade determinada, pelo contrário, desde o nascimento já pode iniciar o bebé no mundo mágico das histórias, através de canções, cantilenas e breves narrativas. À medida que a criança vai crescendo, o tipo de contos e os livros com que vai aprender e divertir-se também vão evoluindo. Ou seja, não é a mesma coisa um livro ou história para um bebé de seis meses ou para um menino de cinco anos.

 

Livros para bebés de 0 a 2 anos

Nesta idade, os livros devem ter ilustrações brilhantes e coloridas que captem a atenção da criança. O formato dos livros deve ser resistente, já que o bebé os vai tocar, trincar, atirar ao chão, etc. O ideal é que os livros sejam em tecido, em cartão duro de cantos arredondados ou em plástico macio para a hora do banho. As dimensões deverão ser pequenas, para que o bebé os possa manusear com facilidade e o texto, se tiver, deverá ser curto, claro e muito simples. Além disso, os livros para os mais pequenitos podem conter sons e texturas, algo que os fascina, já que transformam o livro num livro-brinquedo, bastante interativo.

(Também lhe interessa: Contos para adormecer: Pedro e o Lobo)

 

Livros para crianças dos 3 aos 5 anos

Entre os três e os cinco anitos, a ilustração deve predominar nos livros infantis, acompanhada de textos pouco extensos e com frases simples. Para incentivar a aprendizagem da criança, será bom que o livro incorpore, pelo menos, duas ou três palavras novas. Nestas idades as crianças já começam a perceber o fio condutor duma história, pelo que é importante que o livro respeite uma sequência de início-desenvolvimento-desenlace. Costumam gostar muito de histórias fantasiosas, com cavaleiros ou animais que falam. É essencial que as histórias tenham uma moral, para inculcar na criança valores como a generosidade ou o amor pela natureza. É interessante, oferecer à criança histórias variadas, para que possa escolher as suas favoritas.

 

Livros para crianças dos 6 aos 8 anos

Entre os seis e os oito anos as crianças já começam a ler de forma independente, pelo que se torna interessante oferecer-lhes livros fáceis de ler, que sejam atrativos. É uma boa altura para que a criança conheça os livros com capítulos, de temáticas diferentes e que lhes permitam crescer como leitores e expandir o vocabulário. Também é importante oferecer-lhe livros mais leves, como os álbuns ilustrados, com imagens detalhadas, significados para decifrar, etc.

A seguir, damos-lhe 10 propostas de livros infantis, com preços e características, de acordo com a idade do seu filho.

-------------------------

Pode consultar aqui as obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura para cada idade. 

Onde comprar online:

http://www.fnac.pt/

http://www.leyaonline.com/pt/

https://www.wook.pt/


Também lhe interessa…