Mi bebé y yo

Como tirar a fralda em pouco tempo

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Se se está a perguntar como há-de tirar a fralda ao seu filho e saber se já chegou o momento, neste artigo tem a solução: vamos dar-lhe toda a informação de que necessita e alguns truques fáceis e eficazes para o conseguir em pouco tempo.

Como para todos os pontos do desenvolvimento, saber quando chegou o momento de tirar a fralda da criança vai depender da evolução individual da própria e dos hábitos específicos do ambiente familiar. O sucesso da operação será mais fácil e rápido quanto mais calmo for o ambiente no qual vai acontecer, sem excessos nem rigidez. Para a ajudar vai encontrar, neste artigo, toda a informação sobre como tirar as fraldas à criança, quando é o melhor momento e alguns truques fáceis e eficazes para o conseguir no menor tempo possível.

Quando é a melhor altura para tirar a fralda

A idade na qual a criança alcança as condições necessárias para aprender a controlar os estímulos é por volta dos 20 meses, quando o controlo dos esfíncteres anais e da bexiga acontece ao mesmo tempo da maturação da musculatura voluntária.

Também existem outros indicadores para saber quando é o momento ideal para tirar a fralda: se a criança for capaz de subir e descer escadas, se souber empilhar, pelo menos, três cubos, se sabe pegar num lápis ou se conseguir apanhar objetos pequenos.

Inicialmente o bacio vai parecer um brinquedo, um objeto desconhecido para explorar, até que se vai convertendo num hábito e a criança tome consciência, pouco a pouco, de que pode controlar o estímulo.

(Também lhe interessa: Desenvolvimento do bebé mês a mês)

Como nos devemos comportar na altura de tirar as fraldas

Também se deve ter em conta os aspetos psicológicos desta nova conquista. A capacidade de controlo do xixi e do cocó também depende da intensa sensação de prazer que a criança experimenta na fase de expulsão e retenção. Esta é a etapa em que, pela primeira vez, a criança se apercebe que está a acontecer uma atividade interna no seu corpo e se sente orgulhoso dos seus produtos e da sua capacidade para os controlar.

Neste processo vai ser determinante a atitude do adulto, que se deverá mostrar paciente e equilibrado. Nada de excessos nem de triunfalismos perante a tão esperada produção. Também não se deve mostrar repulsão perante o cocó. Apenas terá de alentar o processo “criativo” com carinho, sem se apressar a eliminá-lo com repulsa.

Como tirar a fralda: 7 truques eficazes

  1. Encontre um bacio colorido e com uma forma original. Assim vai ser mais fácil à criança familiarizar-se com este objeto.

  1. Vista a criança de forma prática: com saias e vestidos se for uma menina e caças de elástico no caso dos meninos.
  2. Dê o exemplo para o ajudar a aprender: permita que o seu filho presencie as suas práticas higiénicas habituais.
  3. Não insista se o seu filho não quiser permanecer sentado no bacio.
  4. Faça-lhe companhia e elogie o seu filho. Não puxe o autoclismo imediatamente. Ver vai ajudá-lo a compreender o processo.
  5. Se pressente um certo temor ou insegurança, distraia a criança com uma brincadeira.
  6. É normal que, nas primeiras semanas, a criança se dê conta do estímulo demasiado tarde, quando já fez xixi na cama.

Também lhe interessa

Como tirar a fralda em pouco tempo | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)