Mi bebé y yo

Quer comer sozinho!

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Trata-se de uma etapa muito importante no desenvolvimento da criança, que lhe vai proporcionar uma maior autonomia, ainda que lhe exija, a si, umas doses extra de paciência e, também, de produtos de limpeza!

 A capacidade para comer sozinho, sem a ajuda do papá ou da mamã, é algo que se conquista de forma progressiva, à medida que a criança vai desenvolvendo a motricidade fina, ou seja, a capacidade de executar pequenos movimentos com precisão. Trata-se de uma etapa importante no desenvolvimento da criança, que lhe trará mais autonomia e uma melhor integração social.

  • Até aos nove, dez meses, o pequeno tem tendência para pegar na comida do prato com as mãos, mesmo correndo o risco de a deixar cair. É uma fase inevitável. A princípio, a criança usa o polegar e o indicador como uma espécie de pinça e só depois é que tenta usar o garfo e a colher. Nesta fase, não lhe resta mais do que armar-se de paciência e acessórios de limpeza. O mais certo é que a papinha e os pedaços de pão, carne ou peixe, acabem no chão. No entanto, este é o único modo de fazer com que a criança aprenda a comer sozinha. Pouco a pouco, depois dos cinco, seis meses, o seu filho vai ganhar confiança com a colher e ogarfo, e conseguirá levar a comida à boca corretamente.

  • De facto, quanto mais o deixar tentar, mais depressa ele aprende: assim o provam as crianças que frequentam a creche, que, em parte por imitação, em parte porque dispõem de mais liberdade, conseguem manejar mais cedo a colher e o garfo.

    Naturalmente que os pais devem arranjar forma de incentivar o seu filho mas, ao mesmo tempo, conseguir que ele se alimente. Um truque?... Recorra a dois pratos com a mesma comida e duas colheres. Enquanto a criança vai treinando com uma colher, pode-lhe dar de comer com a outra. Pouco a pouco, vai conseguir comer sozinha, graças a sucessivas tentativas e a ver como comem os mais velhos. Nunca se esqueça que as crianças aprendem por imitação.

    Também lhe interessa

    Quer comer sozinho! Qual é a sua opinião?

    Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
    ACEDER Á SUA CONTA
    Memorizar-me
    Entrar
    REGISTAR-ME
    JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
    REGISTE-SE GRÁTIS

    Comentários (0)