O meu bebé

O meu bebé chora muito: aprenda a interpretar o seu choro

Quando o bebé chora é por alguma razão, pois o choro é o único instrumento de comunicação que tem. Pode dever-se ao sono, fome ou mal-estar entre outras coisas. Aprenda a interpretar o choro do seu filho.

 Desde que chega a casa, e durante muitos meses, o choro do bebé será a principal maneira de comunicar do seu filho: se tiver fome, se não conseguir dormir, se tiver dor de barriga ou cólicas do lactente, entre outras coisas. Por isso, é muito importante aprender a interpretar o choro do seu bebé. Aceitar e entender a sua linguagem vai ser um dos desafios mais importantes da recém mamã.

Tipos de choro do bebé

É essencial, para os pais, ter muita paciência e responder com calma e serenidade perante o choro do bebé, pois muito frequentemente o pequeno acalma-se ao ser abraçado pelos pais, ao escutar a sua voz tranquilizadora ou ao receber mimos e beijos.  Não obstante, o choro também pode ser devido a outros fatores, como mal-estar ou fome, que se devem resolver de outras formas. Existem diferentes tipos de choro. Vamos saber quais:

  • Choro persistente. Costuma significar que o bebé tem fome.
  • Choro desconsolado. O bebé chora deste modo quando tem frio ou calor.
  • Choro pesaroso ou choro nervoso. Nestes casos, o pequeno costuma ter sono e, possivelmente, dificuldades para o conseguir conciliar.
  • Choro estridente. Este tipo de choro não é muito exagerado mas, isso sim, contínuo. Costuma ser causado pelo desconforto de ter a fralda suja.
  • Choro agudo, como um grito. Este tipo de choro significa que o bebé sente mal-estar ou não se sente bem.
  • Choro agudo e intenso. É o típico choro do bebé que tem cólicas.
  • Choro acompanhado de soluços. Pode significar que está zangado ou irritado.

(Também lhe interessa: Soluços em bebés: como tirar os soluços ao bebé)

 

E se o bebé chora quando mama?

Alguns bebés choram quando mamam. Numa primeira fase, aproximam-se do mamilo da mãe contentes e começam a mamar. No entanto, quando o leite lhes chega ao estômago, soltam o mamilo e começam a chorar. Passado pouco tempo, ainda cheios de fome, voltam a pegar o mamilo e volta a acontecer a mesma coisa. Porque é que ocorre isto? Pode ser devido a diferentes motivos:

  • Alergias alimentares. O mais frequente é o bebé ser alérgico a algum alimento que a mãe tenha ingerido e que ele recebe através do leite. Por exemplo, se o bebé for alérgico ao leite de vaca, pode sentir-se mal quando a sua mãe o toma. Se tem suspeitas de que esta possa ser a causa do choro do bebé quando mama, não hesite em ir ao médico.
    (Também lhe interessa: Conjuntivite nas crianças)
  • Estômago cheio. Muitos bebés ficam zangados quando não querem mamar mais e começam a chorar soltando o mamilo.
  • Refluxo gastroesofágico. Se o seu filho se arqueia para trás durante as mamadas e começa a chorar, a causa pode ser padecer de refluxo gatroesofágico. Não hesite em consultar o pediatra.

Vejamos, em seguida, quatro situações típicas em que o bebé chora, porque chora e como acalmá-lo.