Mi bebé y yo

Urinar pouco: porque é que o bebé faz pouco xixi?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O seu bebé urina pouco? O que devem fazer os pais e o que é que pode fazer com que o bebé faça pouco xixi? Neste artigo vamos falar-lhe das causas que podem levar a que o bebé urine pouco e como devem atuar os pais nestes casos. 

Em alguns casos pode produzir-se uma redução tanto na quantidade como na frequência da urina do bebé em relação à que se costuma produzir ao longo do dia. Ou seja, o lactante não chega a realizar os cinco xixis clássicos durante 24 horas, que se consideram um sinal de boa saúde, ou apenas faz poucas gotas de urina, deixando a fralda quase seca. A que pode ser devida esta situação?

Explicamos-lhe quais podem ser as causas deste fenómeno e o que se deve fazer se o bebé urina pouco e faz muito pouco xixi.

Urinar pouco: causas no bebé

  • Se o bebé faz pouco xixi ao longo do dia, tal pode ser devido a ter mamado menos tempo do que o necessário ou, se já não mamar, que tenha bebido pouco. Portanto, é normal que urine poucas vezes e faça menos xixi.

  • Também não teremos de nos alarmar quando a urina do bebé se reduz na presença de uma temperatura externa elevada ou quando o bebé tem febre, pois os líquidos são eliminados através do suor, que é mais abundante, e das gotas emitidas com a respiração, que se torna mais frequente. Nestes casos, o xixi diminui.

(Também lhe interessa: Febre em bebés)

O que se deve fazer se o bebé urina pouco

  • Se o bebé mama, convém pô-lo a mamar mais frequentemente, para que realize tomas breves: a primeira parte do fluxo de leite é mais líquida e serve para tirar a sede e reidratar o bebé. Por outro lado, se o bebé já não mama, deve dar-se-lhe uma maior quantidade de líquidos.

  • Consulte o pediatra se, no final de uma semana, e apesar de ter tomado estas medidas, a criança continua a urinar pouco e não aumenta de peso como deveria, para que verifique se existe um abrandamento no crescimento.

  • Do mesmo modo, é necessário consultar o médico se a micção, além de escassa, é dolorosa: pode tratar-se de uma infeção urinária.

Também lhe interessa

Urinar pouco: porque é que o bebé faz pouco xixi? | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)