Mi bebé y yo

Sapatos de bebé: guia útil para os escolher

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O tipo de calçado influencia o desenvolvimento do pé da criança. Por isso, é fundamental escolher uns bons sapatos, de uma marca de confiança. Ajudamo-la a escolher os sapatos para bebés mais adequados.

A escolha de um bom sapato para bebés é fundamental para o desenvolvimento dos seus pés. Até aos três anos, o pé está em contante transformação, pelo que requer cuidados e um tipo de calçado adequado à sua idade, que garanta o seu correto crescimento.

(Também lhe interessa: Os dentes de leite do bebé: quando nascem e por que ordem?)

Sapatos de bebé: um para cada idade

O bebé necessita de sapatos que se adaptem progressivamente às sucessivas etapas do seu desenvolvimento, que são as seguintes:

  • Até aos 9 meses, a função dos sapatos é de proteger os pés do bebé do frio e da humidade. Nesta idade, o bebé está deitado durante a maior parte do tempo, pelo que é aconselhável que esteja descalço sempre que estiver em casa ou quando a temperatura o permitir. No momento de passear, é melhor cobrir os seus pés com umas meias ou uns sapatos tipo luva, com a finalidade de se manterem quentinhos e confortáveis. É importante que a sola não seja rígida, mas sim que seja fabricada com o mesmo material do resto do sapato, preferivelmente de pele e sem costuras interiores.
  • A partir dos 11-meses, a criança começa a dar os seus primeiros passos e os seus pés suportam o peso do seu corpo. Os sapatos do bebé devem proporcionar segurança e equilíbrio, e devem ser escolhidos com muito cuidado.

(Também lhe interessa: Psicomotricidade infantil: o que é exatamente?)

  • Quando já caminhe de forma mais desenvolta, é fundamental que os sapatos sejam suaves e confortáveis, que deixem livres as articulações, de modo a permitir uma total liberdade de movimentos. A sola pode ser de couro ou de borracha, mas deve permitir flexionar o pé. A forma do sapato deve ser larga, para não comprimir o pé.

Sapatos de bebé: como escolhê-los

No momento de escolher os sapatos do bebé, devem ter-se em conta as seguintes normas:

  • A biqueira deve ser bem larga para permitir o movimento dos dedos.
  • A sola tem de ser flexível, especialmente no ponto onde se articulam os ossos dos dedos com os ossos do pé. Também deve ser antiderrapante.
  • A palmilha do sapato deve ser livre de acrescentos e não é necessária a existência de almofadas nas palmilhas que reforcem um arco falso.
  • O salto tem de ser reto, sem alargamentos na parte interna que obriguem a criança a virar o pé para dentro. Além disso, deve ter uma altura entre 8 e 15 milímetros.
  • O sapato deve ser realizado com materiais naturais, suaves e transpiráveis.
  • O forro deve ser confecionado numa pele suave, flexível e sem costuras interiores.
  • Os tornozelos devem ficar livres para permitir a correta flexão e extensão do pé da criança.

(Também lhe interessa: Andarilhos para bebés: são prejudiciais?)

(Também lhe interessa: Triciclo para o bebé: escolha o seu!)

Também lhe interessa

Sapatos de bebé: guia útil para os escolher Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)