Mi bebé y yo

Neutrófilos baixos? Saiba o que significa

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Sabe o que significa ter os neutrófilos baixos? A neutropenia é uma diminuição transitória dos glóbulos brancos do tipo neutrófilo. Muitas vezes esta condição pode durar alguns meses e até chegar a um ano. O Dr. Leo Venturelli esclarece as suas dúvidas.

Durante o tempo em que o bebé sofre de neutropenia a única coisa que se pode fazer é proteger o bebé de infeções bacteriológicas relevantes, que, mesmo que aconteçam, se podem resolver imediatamente através do uso de antibióticos. Por vezes a situação normaliza-se naturalmente, mas é sempre melhor ser acompanhado num centro de hematologia pediátrica ou por especialistas na matéria.

Causas da neutropenia em bebés

A neutropenia faz referência a uma quantidade anormalmente baixa de glóbulos brancos, também conhecidos por neutrófilos, que são responsáveis pelo combate das infeções. A causa dos neutrófilos baixos no bebé recém-nascido costuma ser uma infeção grave que pode fazer com que os neutrófilos se esgotem rapidamente. No entanto, também pode acontecer sem que o bebé esteja doente e sem qualquer causa aparente.

Em alguns casos raros, a futura mamã pode ter anticorpos contra os neutrófilos do bebé, que atravessam a placenta antes do nascimento, provocando uma diminuição da produção de glóbulos brancos no recém-nascido. Não obstante, trata-se de um caso muito pouco frequente.

Tratamento e prognóstico

A neutropenia no bebé, quando se trata de um caso não grave, costuma desaparecer por si mesma à medida que a medula óssea recupera e começa a produzir suficientes glóbulos brancos, quando a diminuição dos ditos glóbulos foi provocada por uma infeção.

Se o número de neutrófilos é excecionalmente baixo, o médico pode receitar medicamentos para estimular a produção de glóbulos brancos ou aconselhe a administração de anticorpos de sangue doado. O prognóstico do bebé irá depender da causa na neutropenia.

(Também lhe interessa: O que é a incompatibilidade Rh?)

Também lhe interessa

Neutrófilos baixos? Saiba o que significa | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)