O meu bebé

Natação para bebés

A natação favorece a estimulação dos bebés. A atividade na água estimula o desenvolvimento da motricidade do bebé e fortalece a relação com os pais. Mostramos-lhe alguns exercícios de natação para bebés que pode praticar com o seu filho.

A natação para bebés é uma atividade que favorece a estimulação dos bebés e que é muito benéfica para desenvolver a motricidade da criança e para reforçar o vínculo afetivo com os pais.

A natação para bebés pode iniciar-se a partir dos seis meses de idade, quando o sistema imunológico do bebé se encontra mais desenvolvido.

Exercícios de natação para bebés

Para estimular o bebé com a natação, tem aqui um “passo a passo” para aquelas mamãs que querem praticar natação com o seu filho.

  • - Preparação antes de entrar na piscina: a água da piscina costuma estar mais fria do que a temperatura ambiente. Antes de começar a aula, é recomendável que nos sentemos na beira da piscina, molhemos os pés, mãos e cabecinha pouco a pouco e, lentamente, vamos entrando na piscina.Para evitar o contraste, é recomendável preparar o bebé com um duche de água morna, para evitar o contraste brusco de temperatura.

 - Segurar o bebé: há que segurar o bebé por debaixo das axilas, de modo que apenas os seus pezinhos toquem na água, e depois devemos levantá-lo com um movimento suave e de brincadeira para cima. Há que ir descendo cada vez mais o bebé até que tenha todo o corpo na água.

 - Exercícios de relaxamento sobre uma prancha ou colchão: coloca-se o bebé numa prancha ou colchão que flutue na água. A posição pode ser sentado ou deitado de barriga para baixo (posição de gatinhar), conforme lhe apeteça. Pode oferecer ao bebé brinquedos para que brinque com eles.

 - Chapinhar na água: segurar os bebés por debaixo dos braços, pela frente para não perder o contacto visual (cara a cara) enquanto eles chapinham com as mãos e com os pés.

 - Embalar o bebé na piscina: consiste em pegar ao colo o bebé e passeá-lo pela água, mantendo sempre o contacto visual para que não se assuste.

-  Flutuar de costas: apoiar a cabeça do bebé no ombro, enquanto, com a mão, se segura o rabinho. A outra mão fica apoiada na barriguinha do bebé, ou nas suas pernitas, para o incentivar a chapinhar.

Estimular com um brinquedo: colocar um brinquedo na água e afastá-lo, perante o olhar atento do bebé, incentivando-o a ir buscá-lo. À medida que vá ganhando confiança, podem ir-se afastando cada vez mais os brinquedos do bebé.