O meu bebé

Qual é a temperatura de um bebé e como se mede

Vamos dizer-te qual deve ser a temperatura de um bebé e como se deve medir para verificar se o bebé tem febre ou não, consoante o problema que tiver e a sua idade. Toma nota!

Em primeiro lugar, para saber qual é a temperatura de um bebé, deve ter-se em conta que se considera febre a temperatura corporal interna (tirada por via retal) superior a 37,5 ºC. Fala-se de febre alta quando a temperatura ultrapassa os 38,5 ºC.

A febre é um sintoma muito comum nas crianças e o mais importante é verificar se durante as 24 horas posteriores à manifestação do mal-estar a criança manifesta outros sintomas como diarreia, vómitos ou tosse.

(Também te interessa: Febre: o que fazer ao bebé com febre?)

No entanto, é importante recordar que a febre é um mecanismo de defesa do organismo para combater a causa da doença, pelo que não imprescindível tentar a todo o custo baixar a febre, especialmente se a criança estiver bem. O mal-estar da criança é o fator que determina a administração de um medicamento antipirético, no caso do pediatra assim o aconselhar.

Como medir a temperatura do bebé?

  • Durante os primeiros anos de idade, é melhor tirar a febre do bebé no reto. A criança deve estar de barriga para cima, com as pernas fletidas na direção da barriga e seguras com uma mão. O termómetro deve introduzir-se no reto um ou dois centímetros.
  • Não se deve segurar o termómetro diretamente: para evitar que este seja expulso, o melhor é apertar as nádegas do bebé com a mão. Devem esperar-se um ou dois minutos, extrair o termómetro e ler a temperatura.
  • Se o bebé manifestar distúrbios intestinais, é melhor não medir a febre por via retal.
  • Se a temperatura do bebé se torna por via exterior, deve secar o suor da axila ou da virilha, por o termómetro e mantê-lo no sítio pelo menos durante cinco minutos.
  • Hoje em dia existem outros métodos de medição muito rápidos e práticos (termómetros eletrónicos, que medem a temperatura no ouvido ou “sem contacto”).
  • No caso de ter febre, deverá verificar a temperatura três ou quatro vezes por dia.

O que diz o pediatra?

O Dr. Jordi Pou, pediatra do hospital Sant Joan de Déu (Barcelona) esclarece as tuas dúvidas sobre a febre em crianças.