O meu bebé
mibblogo

Como escolher uma cadeira de alta de bebé

19 maio 2022

Chegou o momento de passar para a cadeira alta, onde as crianças podem comer por si próprias e ganhar autonomia. Vejamos os critérios a ter em conta na escolha de uma cadeira de rodas altas, dependendo das necessidades de cada família.

A cadeira alta é um produto indispensável durante os primeiros anos de vida. Seria melhor ter dois: um em casa e outro mais leve e mais fácil de manusear, para levar o carro quando se vai a um restaurante, à casa dos avós ou numa viagem de fim-de-semana.

Na cadeira alta, a criança está numa posição mais confortável para comer, brincar ou desfrutar de alguns momentos de relaxamento.

Quando deve colocar o seu bebé na cadeira de papa?

Se tiver dúvidas sobre quando colocar o seu bebé na cadeira de papa, deve saber que, em geral, a cadeira de papa pode ser utilizada a partir do momento em que a criança é capaz de se sentar sozinha, o que normalmente é por volta dos seis meses de idade.

Contudo, existem também modelos que podem ser utilizados desde o nascimento, sob a forma de cadeira de balanço, com o encosto totalmente reclinado.

cadeira alta bebe

Qual é a melhor cadeira de papa para bebés?

A melhor cadeira de papa para bebés é a que melhor se adapta às necessidades da família. Abaixo, explicamos os tipos de cadeiras altas para bebés que existem, para que possa escolher a mais adequada.

  • Cadeiras altas fixas. São uma excelente solução se tiver espaço disponível.
  • Cadeiras altas dobráveis. Estas cadeiras altas podem ser dobradas, o que permite que sejam guardadas em qualquer canto da casa e transportadas confortavelmente no carro.
  • Cadeiras altas ajustáveis. Muitos modelos de cadeiras altas têm um assento regulável em altura, o que permite a sua adaptação às necessidades do momento ou ao crescimento da criança, permitindo a sua utilização como cadeira.
  • Cadeiras altas com encosto reclinável. Permite que a criança adopte uma posição mais confortável, para que possa descansar um pouco.
  • Cadeiras altas com bandeja removível. Algumas cadeiras altas têm um tabuleiro que pode ser retirado e ajustado em diferentes posições, tanto para que os pais possam mais facilmente colocar a criança ou tirá-la da cadeira alta, como para se adaptar ao crescimento da criança. Outros, por outro lado, não têm um tabuleiro, pois foram concebidos para que a criança possa sentar-se e comer à mesa com os pais.
  • Cadeiras altas transformáveis e evolutivas. No mercado, existem também cadeiras altas concebidas para serem úteis quando a criança cresce. Podem ser transformados, por exemplo, em confortáveis poltronas ou num prático conjunto de mesa e cadeira. Outros modelos podem ser ajustados em altura, de modo a crescerem com a criança até se tornarem cadeiras para adultos. Existem também cadeiras altas que podem ser utilizadas desde o nascimento, através de um porta-bebés ou de uma cama de bebé, que está presa à estrutura da cadeira alta, e que permite alimentar, brincar e interagir com a criança de uma forma mais próxima.
  • Reforçadores e cadeiras altas de mesa. Este tipo de cadeira alta é ideal quando os pais saem para comer com o seu filho. São muito leves, pequenos, na sua maioria dobráveis (alguns podem ser transportados como um saco), e são concebidos para serem utilizados a partir dos seis meses e até 15 kg de peso. Ao utilizá-los, é importante verificar se a estrutura a que devem ser fixados (mesa ou cadeira) é estável e sólida. No caso de cadeiras altas de mesa, é também importante verificar se o sistema de ancoragem da cadeira alta tem elementos que podem ser aparafusados, e se tem um sistema de bloqueio, a fim de evitar possíveis acidentes. Recomenda-se que este tipo de cadeira alta não seja colocada sobre mesas com tampo de vidro, com tampo superior não fixo ou com um único pedestal, bem como com toalhas de mesa que possam interferir com o correcto funcionamento do sistema de ancoragem.

O que é uma cadeira evolutiva?

As cadeiras altas evolutivas são aquelas que lhes permitem adaptar-se ao crescimento da criança e acompanhá-la durante um período de tempo mais longo. Isto é conseguido, sobretudo, graças aos seus diferentes ajustes de altura, profundidade e inclinação, que oferecem a posição mais ergonómica para a criança nas diferentes fases do seu desenvolvimento.

Por exemplo, existem modelos de cadeiras altas que são concebidas para serem utilizadas como cadeiras para adultos para toda a vida.

Outros modelos oferecem vários produtos em um só: podem ser utilizados como segurança, cadeira alta, primeira cadeira para crianças, cadeira para adultos ou banco elevatório portátil. Alguns modelos podem até ser transformados num prático conjunto de mesa e cadeira de jogos para o quarto da criança.

As cadeiras altas evolutivas são ideais para casas com pouco espaço: só é necessário um produto em vez de três ou quatro. E se a cadeira alta puder ser dobrada de forma compacta, é ainda mais fácil de armazenar em qualquer lugar.

 cadeira evolutiva bebe

Como escolher a cadeira de papa mais segura para bebé

Quando se trata de escolher a cadeira de papa mais segura para o seu bebé, há diferentes aspectos a considerar:

Cadeira alta: com ou sem rodas?

As rodas facilitam muito a deslocação da cadeira alta, mas por vezes podem ser perigosas. Por exemplo, se houver degraus, a cadeira alta pode ser movida por uma criança mais velha e tombar. Por conseguinte, duas das quatro rodas devem ser equipadas com travões.

As duas rodas são uma solução intermédia. A cadeira alta é normalmente fechada no lugar, mas para a deslocar, precisa de ser levantada um pouco e puxada para a frente ou para trás.

Se a cadeira alta escolhida não tiver rodas, pode apresentar outro risco, porque a criança poderia levantá-la contra uma mesa ou armário e virá-la para cima. Para evitar isto, a cadeira alta deve ser equipada com dispositivos antitombamento.

O arnês da cadeira alta

Para garantir a segurança da criança, as cadeiras altas devem ser equipadas com um arnês (com cinco ou três pontos de ancoragem), que prenda a criança sem dificultar os seus movimentos.

Alguns modelos têm também uma barra de apoio com uma faixa separadora na zona das virilhas, o que permite ao bebé sentar-se em segurança.

Sistemas de bloqueio

Ao comprar uma cadeira alta, é muito importante certificar-se de que é fácil de usar (abrir e fechar, ajustar a altura do assento e mover o tabuleiro), mas que tem fechaduras de segurança para evitar acidentes desagradáveis.

Se for uma cadeira alta dobrável, certifique-se de que a criança está longe quando a dobrar, para evitar prender os dedos.

Arestas arredondadas

Todas as arestas devem ser arredondadas e não devem ter partes recuadas onde a criança possa ficar com as mãos presas.

Normas para cadeiras altas para bebés

É importante verificar se a cadeira alta cumpre a norma europeia UNE-EN 14988-1/2:2006 (+A1:2013), que garante que o produto passou nos controlos de segurança.

O que deve verificar antes de comprar uma cadeira de rodas?

Listamos todos os pontos que deve verificar antes de comprar uma cadeira de papa para bebés:

  • Os materiais devem ser sólidos e não tóxicos e os bordos devem ser arredondados para evitar que a criança se magoe a si própria.
  • A cadeira alta deve ter uma barra de protecção e/ou um arnês de segurança de cinco pontos que seja fácil de usar.
  • Se tiver um tabuleiro, deve ser firmemente fixado de modo a que a criança não o possa puxar para fora.
  • O assento deve ser largo e confortável, para que a criança esteja correctamente sentada e bem apoiada no encosto.
  • O encosto deve ser anatomicamente moldado e bem acolchoado. Alguns podem ser reclinados em várias posições para o conforto da criança.
  • A abertura e o fecho devem ser fáceis, assim como as outras funções da cadeira alta: o ajuste a diferentes alturas ou a remoção da bandeja é mais fácil se for necessária apenas uma mão.
  • As rodas facilitam o movimento da cadeira alta, mas certifique-se de que pelo menos duas delas têm travões. Se a cadeira alta não tiver rodas, deve ser equipada com um dispositivo antitombamento.
  • A cadeira alta deve ter dispositivos de segurança duplos para evitar o seu fecho acidental. A abertura e o fecho devem ser fáceis, assim como todas as outras funções.

 cadeira mesa bebe

Quanto custa uma cadeira alta?

O preço de uma cadeira alta é determinado por muitos factores, que estão listados abaixo:

  • O tipo de cadeira alta que escolhemos. Uma cadeira alta de mesa ou um banco elevatório não é o mesmo que uma cadeira alta em evolução, bem equipada, concebida para uma utilização prolongada ao longo do tempo.
  • A qualidade dos materiais. As cadeiras altas feitas, por exemplo, com componentes de plástico e de menor tamanho tendem a ser mais baratas, naturalmente, do que as cadeiras altas feitas com materiais nobres, tais como a madeira.
  • Durabilidade ao longo do tempo. Por exemplo, uma cadeira alta fixa, que pode ser utilizada durante um determinado período de tempo, ou uma cadeira alta de mesa, que também tem um período de utilização mais curto, não é o mesmo que uma cadeira alta transformável e evolutiva, que foi concebida para ser transformada e pode ser utilizada durante um período de tempo mais longo.

Quando deixar de usar a cadeira alta?

O limite de idade recomendado para a utilização da cadeira alta é fixado pelo fabricante. No entanto, segundo os especialistas, uma criança pode utilizar uma cadeira alta até cerca de onze anos de idade, dependendo da capacidade mental e física da criança.

Contudo, deve ter-se em conta que as cadeiras altas transformáveis e evolutivas podem ser utilizadas por mais tempo, uma vez que foram concebidas para serem úteis quando a criança cresce. Estes tipos de cadeiras altas podem ser transformados em poltronas confortáveis, que a criança pode utilizar mais tarde no seu quarto, ou num prático conjunto de mesa e cadeira.

Há também modelos cujo assento pode ser ajustado em altura, de modo a que cresçam para se tornarem cadeiras para adultos.

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…