Mi bebé y yo

“O meu bebé não quer comer nem vegetais, nem frutas nem peixe”

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O seu bebé não gosta de algum alimento? Não quer comer vegetais, fruta ou peixe? Leia as perguntas de outras mamãs sobre este tema e responda às suas questões. 

Chegou o momento do desmame, de introduzir novos alimentos diferentes do leite materno na dieta do bebé. Nesta etapa, é muito importante ir acostumando o pequeno aos diferentes sabores de forma gradual, sem pressas, e respeitando as suas preferências.

No entanto, a criança pode rejeitar um determinado alimento: a fruta, os vegetais, a carne, o peixe… e muitas mamãs podem perguntar porque é que o seu bebé não quer comer. Embora a comida esteja bem triturada, usando inclusivamente robots de cozinha, o bebé pode simplesmente negar-se a abrir a boca.

Neste artigo poderá encontrar as perguntas que outras mamãs fizeram ao pediatra acerca do desmame dos seus bebés e sobre o facto de estes não quererem comer que a poderá ajudar a responder às suas próprias questões.

“O meu bebé não quer comer vegetais”

O meu bebé de sete meses não quer comer vegetais. Não abre a boca. Por outro lado, adora fruta. Há alguns dias que lhe dou apenas mama ao meio dia para não o obrigar a comer se não quiser. O que me aconselha?

Resposta do pediatra

Faz bem em não o obrigar. Não há pressa para iniciar as verduras, especialmente se come bem a fruta. O seu trabalho será oferecer-lhe a verdura, apenas uma, uma colher e nada mais, e ir aumentando a quantidade até que veja que a come bem e não lhe cai mal. Então poderá mudar de verdura, seguindo o mesmo sistema e, depois, dá-las juntas. O que não gosta hoje amanhã pode ser o seu alimento preferido. A verdura de que os bebés costumam gostar mais (no caso das hortaliças) é a cenoura e, por outro lado, a que menos costumam apreciar é o aipo, embora cada criança seja diferente das outras.

(Também lhe interessa: Receitas para 4-6 meses)

“O meu bebé não quer comer fruta”

O meu bebé de seis meses de idade costumava comer fruta muito bem mas, desde há um mês, não há forma de a comer. Dou-lhe maçã, banana, pera e sumo de laranja. Fiz todas as combinações e não há maneira. Até já deitei uma colher de sobremesa de iogurte ou de cereais. Estou a fazer mal?

Resposta o pediatra

Não, não está a fazer mal. É uma boa ideia misturar a fruta com iogurte natural adaptado. O que não me parece bem, embora também não seja péssimo, é oferecer-lhe meia frutaria. Quando se inicia um novo alimento, ou tipo de alimento, deve começar-se por uma pequena quantidade, aumentando-a pouco a pouco à medida que observa do que é que gosta. Quando tiver provado várias, pode tentar juntar algumas para a papa de fruta, mas apenas de dois tipos. Talvez do que o bebé não goste seja a mistura e não a fruta.

“O meu bebé não quer comer peixe”

O meu bebé de 11 meses não quer comer peixe. Dei-lhe cinco variedades de peixe branco e não há maneira. E também não quer os potes. O que me aconselha?

Resposta do pediatra

Não tenha pressa. O que hoje não come pode ser que adore dentro de algumas semanas. Experimente um peixe azul, como o atum, a sardinha e outros, pois o bebé pode gostar mais deste sabor. Não o force, não insista, não diga que outros bebés vão querer porque não vai perceber. Insisto: não tenha pressa, há muitos outros alimentos.

Também lhe interessa

O meu bebé não quer comer nem vegetais, nem frutas nem peixe | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)