- O Meu Bebé
- Bebés
- O crescimento do bebé
- Pôr limites a um bebé de um ano
Pôr limites a um bebé de um ano

Os limites e as regras são muito importantes no desenvolvimento da criança. A disciplina não é inimiga do carinho e do afeto.
-
Os pais não devem ter receio de impor algumas regras e limites à criança. Não devem sentir-se culpados nem pensar que a criança ficará traumatizada ou que irá interpretar a sua atitude como uma falta de carinho.
É um terramoto à mesa? Ainda que seja cedo para lhe ensinar “boas maneiras”, é tempo de limitar determinados comportamentos quando come.
Quer pegar sozinha na sua colher de papa, e, de repente atira tudo sobre a mesa… Cena clássica que põe à prova a paciência dos pais, mas este é o melhor momento para estabelecer algumas regras.
Como? Sem gritos nem castigos, evidentemente; mas com a ideia, firme, de não a deixar sair da cadeira antes de acabar a papa.
Recorde que, cantar-lhe enquanto come não anula o efeito que pretende: o jogo é um ótimo meio de impor regras à criança.
Não quer dormir? O mais importante é garantir as horas de sono da criança e que a transgressão de um horário não seja convertida num hábito.
Os pequenos rituais como o banho, ler uma história, dar-lhe um beijo ou acender-lhe um pequeno candeeiro ajudam-na a adormecer. Mas se nem sequer estes mimos a ajudam a adormecer é necessário apagar a luz sem duvidar e ser determinado e inflexível.
Mais alguém assim?