Mi bebé y yo

Mozart para bebés e crianças: os benefícios

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

Já ouviu falar do Efeito Mozart? Deseja saber quais são os benefícios da música do famoso compositor para o seu filho? Vamos explicar-lho e também lhe oferecemos mais de duas horas de música relaxante de Mozart, para acalmar o bebé e ajudá-lo a dormir como um anjinho.

Desde a década de 90 que se fala muito do chamado Efeito Mozart e dos benefícios produzidos em bebés e crianças pela música deste célebre compositor. Nos anos 90 surgiram alguns estudos científicos, provenientes dos Estados Unidos, que demonstraram que a música de Wolfang Amadeus Mozart transmitia benefícios a nível intelectual e criativo aos bebés.

O Efeito Mozart segundo os investigadores

Entre os diferentes estudos efetuados nesta área, salienta-se o de Don Campbell, um investigador cuja proposta consiste em estimular musicalmente o bebé desde a sua presença no ventre materno. Campbell baseava a sua teoria no facto de o sistema auditivo do bebé se desenvolver durante o quinto mês de gestação, momento no qual começa a reagir aos estímulos sonoros da mãe. Segundo este investigador, estimular o bebé durante a gravidez, melhorava o seu desenvolvimento intelectual, físico, emocional e criativo do bebé, para além de reforçar o vínculo entre mãe e filho. Segundo Campbell, este efeito continuaria a dar bons resultados durante os primeiros cinco anos de vida.

Antes destes estudos surgidos no decurso dos anos 90, na década de 50, o investigador Alfred Tomatis foi o primeiro a investigar o estudo dos efeitos da música clássica no cérebro e desenvolveu o método Tomatis, que consistia em utilizar as melodias de Mozart no tratamento de patologias em crianças e adultos. Na verdade, Tomatis foi o criador do termo Efeito Mozart.

Ainda que a música de Mozart seja agradável e relaxante para o bebé, e possa ter efeitos positivos sobre a sua capacidade de concentração e criatividade, segundo um estudo realizado por vários investigadores da Universidade de Viena e publicado na revista Intelligence, a crença de que as melodias de Mozart potenciam a inteligência do bebé é falsa. De acordo com este estudo, não existe prova evidente de que a música possa influenciar a capacidade de representação espacial das crianças.

Benefícios da música de Mozart para os bebés

Segundo os vários estudos de investigação efetuados ao longo do séc. XX, quais são os benefícios da música de Mozart para bebés?

  1. Aumenta a recetividade do cérebro. As peças de Mozart possuem determinadas pulsações por minuto, assim como frequências únicas de instrumentos, de carácter único, que têm o poder de modificar a predisposição do cérebro, tornando-o mais recetivo, especialmente nas áreas do hemisfério direito, relacionadas com a perceção do espaço.
  2. Estimula o cérebro, ativando os neurónios. As características únicas das composições de Mozart produzem um estímulo cerebral que não se verifica em outras composições de outros músicos. Os sons puros, a notas harmónicas, a métrica e o tom… São estas características que fazem de Mozart um mestre difícil de imitar.
  3. Ajuda a aumentar a capacidade de concentração da criança. Habituar a criança a ouvir Mozart como música de fundo em casa, por exemplo, enquanto brinca, potencia a capacidade da criança em se concentrar no que está a fazer.
  4. Permite estimular a atenção e a memória. Segundo diferentes estudos, as propriedades excecionais deste compositor estimulam a capacidade de memorização e de concentração da criança.
  5. Potencia a criatividade infantil. A música traz muitos benefícios às crianças, e a de Mozart permite ainda fomenta a criatividade da criança, porque ao ouvir as suas melodias é mais fácil que a mente flua e seja mais recetiva à criatividade.
  6. Estimula a frequência cardíaca do bebé quando ainda se encontra na barriga da mãe. Reforça o vínculo entre a mãe e o bebé e gera a produção de endorfinas na mãe.
  7. Estimula a capacidade auditiva do bebé. Isto é importante para a aprendizagem da criança, que se tiver uma bagagem musical desde pequena, terá melhor capacidade auditiva no futuro, quando tenha de aprender a distinguir diferentes melodias ou de entender uma língua estrangeira.
  8. É vantajosa para a autoestima da criança. A música permite à criança expressar as emoções: chorar, rir, sentir medo ou alegria, etc... Para além de que o ritmo musical o convida a dançar e a libertar-se.
  9. Potencia a aprendizagem da linguagem. Através de vocalizações que imitam sons musicais, os bebés expressam-se de forma intuitiva e espontânea. A música de Mozart ajuda-os neste sentido.
  10. Relaxa o bebé e ajuda-o a dormir melhor. Algumas das melodias do compositor são especialmente relaxantes e têm o dom de acalmar e relaxar o bebé, ajudando-o a dormir um sono reparador.

  A seguir, oferecemos-lhe mais de duas horas de música de Mozart para acalmar e relaxar o seu bebé. Bons sonhos!

(Também lhe interessa:Estimule o desenvolvimento do seu bebé através da música)

Também lhe interessa

Mozart para bebés e crianças: os benefícios | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)