Mi bebé y yo

Bebé prematuro: é melhor às 28 semanas ou 32 semanas de gravidez?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Antigamente e ainda hoje, existe a crença de que os bebés prematuros de sete meses têm mais probabilidades de sobreviver do que os de oito meses. É verdade? Explicamos-lhes e vamos considerar.

O parto produz-se quando o bebé chega ao fim de tempo que lhe corresponde, depois de uma gestação de 40 semanas a contar desde o dia de início da última menstruação. No entanto, em alguns casos o bebé não chega ao fim de tempo que lhe corresponde e o parto chega antes das 40 semanas de gravidez. Quando o nascimento do bebé se produz antes das 36 semanas de gravidez, diz-se que o bebé é prematuro.

Há algumas décadas, ao contrário de hoje em dia, quando um bebé nascia prematuro tinha muito poucas possibilidades de sobrevivier. Portanto, começou-se a generalizar uma crença de que os bebés nascidos com sete meses de gestação (ou seja, com 28 semanas) tinham mais probabilidades de sobreviver que os nascidos aos oito meses de gravidez (com 32 semanas). No entanto, esta crença totalmente falsa.

(Também lhe interessa: Como determinar a sua data provável de parto?)

Ter o bebé às 28 semanas é melhor

Os bebés prematuros, ou sejam, que nascem antes das 36 semanas de gravidez, têm os órgão pouco desenvolvidos, especialmente os pulmões, que são os que mais tardam em crescer. No entanto e, segundo os especialistas, os bebés podem sobreviver prematuros a partir das 24 semanas de gravidez e quando alcançam à volta de 500 gramos de peso. Por isso, actualmente um bebé de 7 meses de gravidez que se encontra entre as 28 e as 32 semanas de gravidez tem muitas hipóteses de sobreviver.

Por outro lado, os bebés que nascem com oito meses têm uma sobrevivência superior aos 90%. Como todos os bebés prematuros, podem ter problemas ao nascer, ainda que na sua maioria não sejam questões graves, é importante tê-los em conta. Estes problemas não dependem de que o bebé sejam um prematuro de 7 meses ou que seja um bebé prematuro de 8 meses.

(Também lhe interessa interesa: Quais são os sintomas de parto prematuro)

Diferenças entre prematuros

Ainda que seja importante salientar que mito das probabilidades de sobrevivência entre bebés prematuros de sete e oito meses de gravidez, é verdade que existem diferenças entre um bebé que nasce aos sete meses de gravidez e outro nascido aos oito meses.

  • Bebé prematuro 28 semanas. Os bebés nascidos aos sete meses de gravidez têm os pulmões subdesenvolvidos, a maioria deles precisa de assistência respiratória. Estes bebés ainda não têm desenvueltos alguns reflexos, como os de sucção, fundamental para eles, já que é o que os permite mamar do peito materno. Por esse motivo, costumam ser alimentos através de uma sonda.
  • Bebé prematuro 32 semanas. Estes também costumam requerer assistência respiratória já que os seus pulmões não estão completamente desenvolvidos. No entanto, aos oito meses de gravidez o bebé já tem desenvolvido o reflexo de succção, pelo que já pode mamar do peito materno.

Que prematuros têm mais riscos?

É difícil responder a esta pergunta, já que os bebés prematuros se costumam "classificar" segundo a idade gestacional e o peso do bebé ao nascer. Normalmente, para avaliar a capacidade de sobrevivência do pequeno, os médicos dão mais importância ao peso do que à idade gestacional. Cabe recordar que, ainda nos nossos dias, a prematuridade representa um terço da mortalidade infantil. No entanto, os avanços médicos possibilitam que esta mortalidade tenda a reduzir.

Também lhe interessa

Bebé prematuro: é melhor às 28 semanas ou 32 semanas de gravidez? Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)