Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Compras para o bebé
- Berço evolutivo e cama de viagem: requisitos
Berço evolutivo e cama de viagem: requisitos

Os berços evolutivos e convertíveis, assim como os berços de viagem, são alternativas para o descanso do bebé que se adaptam às necessidades da família. Quais os requisitos que devem cumprir?
Os berços evolutivos ou convertíveis, tal como os berços de viagem, são tipos de berços que respondem às necessidades específicas dos pais. Quais as características que devem ter?
Os berços evolutivos ou convertíveis
Recentemente apareceu no mercado um novo modelo de berço concebido para se adaptar ao crescimento da criança e poder ser utilizado durante mais tempo. Existem dois tipos: são os berços evolutivos ou convertíveis.
- O berço evolutivo ou multifunções: através de algumas alterações simples, e sem alterar a sua estrutura, pode ser transformado em cama, sofá, parque infantil, mesa, etc. Para isso, não é necessário desmontá-lo, apenas deve mudar algumas peças de sítio para que o móvel adote uma função diferente. Por exemplo, rebatendo uma das grades e dobrando-a por baixo do estrado do colchão, o berço transforma-se facilmente num confortável sofá. Alguns destes modelos necessitam acessórios opcionais.
- O berço convertível: trata-se de um berço de maiores dimensões, constituído por vários móveis, que, ao ser desmontado, se transforma num quarto infantil completo: cama, mesa, mesinha de cabeceira ou estante, por exemplo.
Berços de viagem que existem
Quando uma família com uma criança pequena parte para uma viagem de fim-de-semana ou de férias, surge o problema de onde colocar o bebé para dormir quando chega ao seu destino. Os berços de viagem oferecem uma solução muito prática, segura e confortável. Mas que tipos de berço de viagem existem? Em geral, existem três tipos de berços de viagem:
Berços de viagem do tipo ninho
- Podem ser colocados na mesma cama que os pais, o que torna o co-dormir mais seguro. São adequados para os primeiros meses do bebé e são geralmente leves, muito fáceis de transportar e não precisam de ser montados.
- As camas de bebé proporcionam um ambiente seguro e acolhedor, pois o bebé sente-se embrulhado e protegido tal como no ventre da mãe. Além disso, têm geralmente um desenho em evolução: a parte inferior pode ser ajustada ou mesmo aberta completamente para aumentar a sua utilidade e adaptar-se ao crescimento da criança.
- Os berços do tipo Nest-type são compostos por uma estrutura do tipo rolo, que envolve o bebé, e uma superfície acolchoada de espuma sobre a qual o bebé repousa. São geralmente feitos de tecidos de algodão, facilmente removíveis e laváveis na máquina.
Berços de viagem dobráveis
- Estes são os tradicionais berços de viagem, concebidos para uma utilização mais longa que os berços do tipo ninho graças às suas medidas, que são normalmente para um colchão de 60 x 120 cm.
- Estes berços de viagem são concebidos para serem fáceis de abrir e fechar. São normalmente bastante leves e vêm com um saco para facilitar o transporte. Além disso, alguns modelos estão equipados com duas rodas com travões, que permitem que o berço seja facilmente movimentado em casa e possa ser facilmente deslocado uma vez dobrado (tipo carrinho).
- Os berços de viagem ocupam muito pouco espaço quando dobrados, para que possam ser facilmente guardados em casa e colocados no porta-bagagens do carro sem qualquer problema.
Como são montados os berços de viagem dobráveis? Para a maioria dos modelos, devem ser seguidos os seguintes passos:
- Retirar o saco de transporte e a base acolchoada que envolve a armação do berço quando este é dobrado.
- O berço é então aberto, normalmente levantando primeiro os lados curtos e depois os lados longos, e empurrando para baixo a parte central do berço até que seja fixado na sua posição final.
- Finalmente, a base estofada é colocada no seu interior, fixando-a com segurança por meio dos seus diferentes fechos de velcro.
Para dobrar o berço, o mesmo processo é realizado, mas ao contrário: a base almofadada é retirada, a parte central do berço é levantada, é exercida pressão no centro das calhas laterais, primeiro as compridas e depois as curtas, o colchão é retirado, os apoios angulares são aproximados um do outro e a base almofadada é colocada à volta da estrutura para a recolocar no seu saco.
Berços de viagem desmontáveis
Este tipo de berço de viagem tem a vantagem de, como pode ser desmontado em diferentes partes, ocupar geralmente muito pouco espaço, ainda menos do que os berços de viagem dobráveis, pelo que pode ser facilmente armazenado ou deslocado para qualquer lugar sem problemas de espaço. Além disso, muitos modelos incluem um saco de transporte para facilitar o transporte.
No entanto, tendem a ser um pouco mais pesadas do que os berços de viagem dobráveis e levam tempo a montar e desmontar cada vez que são utilizadas. Por este motivo, em vez de ser usado como berço de viagem, é aconselhável usá-los como um segundo berço fixo, na casa dos avós ou numa segunda casa, por exemplo.
Como são feitos os berços de viagem?
- Os berços de viagem mais recentes são feitos de modo a que a criança não possa arrancar partes do seu revestimento. Tanto o material dos componentes têxteis, caso estejam tingidos, como as tintas usadas nas peças metálicas são atóxicos.
- As paredes são feitas duma fina rede de segurança ou de tecido. O fundo da maioria dos berços de viagem é constituído por quatro ou cinto tiras de MDF (uma fibra composta de material prensado e colado, que garante ao mesmo tempo resistência aos choques e flexibilidade) unidas ao colchão, e que, portanto, permite dobrá-lo com facilidade. A estrutura está formada por tubos de metal envernizado e o forro é de espuma.
- Alguns modelos oferecem a possibilidade de retirar o revestimento de algodão que cobrem a estrutura e o colchão. Outros, pelo contrário, estão revestidos de poliéster ou nylon, que não pode ser retirado, mas sim lavado.
- Outros berços podem complementar-se com muda-fraldas e mosquiteiros à medida e alguns possuem duas rodas, o que permite deslocá-los de um lado para outro facilmente. Há outros ainda que permitem embalar.
O que deve ter em conta ao comprar um berço de viagem
- Ao comprar um berço de viagem verifique que na caixa se encontra o manual de instruções e um certificado que especifique o cumprimento das normas europeias vigentes.
- Uma vez montado, pressione com força um dos seus lados para assegurar que se mantém firme, e empurre, com a mão aberta contra o fundo, para ter a certeza de que o berço é flexível e não se deforma.
- A profundidade indicada é de 60 a 65cm, a partir de qualquer ponto suscetível de ser utilizado pela criança para se pôr de pé, já que se as grades fossem mais altas poderia perder estabilidade e dificultar a sua montagem.
- Por último, deve certificar-se de que as juntas do berço estão forradas e que não têm fendas onde a criança possa introduzir os dedos.