• O Meu Bebé
  • Bebés
  • Berço de bebé: o que considerar ao escolher uma cama para o seu bebé
O meu bebé
mibblogo

Berço de bebé: o que considerar ao escolher uma cama para o seu bebé

09 setembro 2022

O berço é o elemento principal do quarto do bebé, por isso é importante escolhê-lo cuidadosamente. Vamos conhecer as características mais importantes que deve ter, em termos de conforto e segurança, e os diferentes tipos de berços que se podem encontrar no mercado.

 

A partir dos quatro ou seis meses, é tempo de mudar o bebé da alcofa ou miniberço para o berço, um espaço maior para descanso, que o bebé geralmente utilizará até aos três ou quatro anos de idade. Ao escolhê-lo, devem ser tidos em conta aspectos importantes relacionados com a segurança, o conforto e a praticidade. Vamos conhecer as principais características dos berços para garantir ao bebé e à criança uma boa noite de sono.

Características dos berço para bebés e crianças

Os regulamentos que regem os berços para bebés e crianças em Portugal são UNE-EN 716-1:2018+AC:2019 e UNE-EN 716-2:2018, "Mobiliário". Berços e berços dobráveis para uso doméstico para crianças. Parte 1: Requisitos de segurança e parte 2: Métodos de ensaio". De acordo com esta norma, ao nível da segurança, os berços para bebés e crianças devem cumprir os seguintes requisitos:

  • O berço deve ter uma altura interna mínima de 60 cm desde a posição mais baixa do colchão até à borda do corrimão, calculada a partir de qualquer ponto susceptível de ser utilizado pelo bebé para se levantar.
  • Em berços equipados com calhas, a distância entre as barras deve ser entre 4,5 cm e 6,6 cm. Esta é a distância de segurança apropriada para que seja impossível para o bebé ficar preso entre as barras.
  • Se o berço tiver calhas móveis, do tipo "para cima e para baixo" ou dobráveis, deve ter um dispositivo de fecho duplo para evitar que a criança a manipule. Deve também ter um dispositivo de bloqueio para evitar que o corrimão deslize por acidente.
  • Em alguns modelos, a base da cama ou a base do berço pode ser ajustada a diferentes alturas do chão, o que permite adaptar o berço à idade do bebé e facilita aos pais pegar no bebé ou colocá-lo na cama, especialmente nos primeiros meses de vida. De acordo com os regulamentos, a base deve ser colocada a uma altura entre 60 cm e 30 cm do chão (altura mais alta e mais baixa, respectivamente).
  • A base da cama deve ser sólida e rígida, ou seja, não deformável, a fim de promover o desenvolvimento saudável da estrutura óssea e muscular da criança. Basicamente, existem dois tipos de bases de cama: ripas de madeira, que permitem a passagem de ar através do colchão e garantem um bom apoio, uma vez que é muito difícil de deformar; e uma única tábua de madeira, que deve ser suficientemente grossa para suportar o peso da criança sem qualquer problema.
  • As rodas facilitam a movimentação do berço à volta da casa. Contudo, é necessário certificar-se de que pelo menos dois deles têm travões, para evitar que o berço se mova com a atividade do bebé. Os travões devem ser sempre ativados, para fixar o berço em segurança no local onde o bebé está a descansar, e só devem ser retirados quando se quiser deslocar o berço para fora do lugar.
  • Os materiais de que o berço é feito devem ser não tóxicos, e as bordas e saliências devem ser arredondadas para evitar que o bebé se magoe a si próprio. Além disso, não deve haver rebarbas nas partes de metal ou plástico, não deve haver lascas nas partes de madeira, e os parafusos devem ser bem encaixados ou polidos.
  • O colchão deve adaptar-se bem ao tamanho do berço: o espaço entre o colchão e as barras do berço não deve ser superior a dois dedos, para que o bebé não fique encurralado.
  • É importante que não haja almofadas, proteções para as barras e brinquedos de peluche até a criança ter dois anos de idade. Estas são recomendações da Associação Portuguesa de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria, que visam prevenir o risco de asfixia em crianças pequenas.

berco cama bebe

Que tipo de berços podemos encontrar?

Em geral, podemos encontrar três modelos diferentes de berço:

Berço standard 60 x 120 cm

  • Este é o berço tradicional, concebido para bebés desde o nascimento até aos dois ou três anos de idade.
  • Geralmente, os berços de 60 x 120 cm têm várias alturas de base de cama, para que os pais possam apanhar o bebé mais facilmente, sem ter de esticar as costas do bebé.
  • Têm normalmente um lado móvel, que pode ser rebaixado para facilitar o acesso ao bebé.
  • Alguns modelos permitem-lhe retirar um dos carris para prender o berço à cama dos pais e co-dormir com o bebé. Noutros modelos, o gradeamento pode ser removido para permitir ao bebé entrar e sair do berço sozinho e em total segurança.
  • Devido às suas dimensões, este modelo de berço ocupa pouco espaço, tornando-o a escolha ideal se o quiser colocar no quarto dos pais, ao lado da cama de casal. E também se tiver um pequeno quarto para o bebé.

berco bebe sono

Berço de 70 x 140 cm

  • Este modelo de berço pode ser transformado numa cama pequena, pelo que a sua utilização é prolongada até a criança ter cerca de 4-6 anos de idade.
  • Geralmente, este tipo de berço é utilizado a partir da idade de seis meses, uma vez que o bebé se sente menos acolhedor devido às suas dimensões, que são um pouco maiores do que o berço padrão de 60 x 120 cm.
  • Muitos modelos também permitem ajustar a base da cama a duas alturas, para se adaptar ao crescimento da criança.
  • Os lados deste berço são normalmente fixos. Contudo, para facilitar a conversão do berço para a cama, as suas barras são removíveis e, geralmente, a cabeceira e o rodapé do berço são utilizados para a estrutura da cama.
  • Com este modelo, mover a criança do berço para a cama é um processo muito mais fácil. Além disso, transforma-se numa cama pequena, 70 x 140 cm, um tamanho mais adequado para crianças de dois a seis anos do que as camas normais de 190 cm ou mesmo 200 cm.

 berco conversivel bebe

Berços convertíveis

  • Os berços convertíveis têm a vantagem de ser um "tudo em um": no início, são utilizados como berço com mesa muda-fraldas e, quando a criança cresce, podem ser transformados num pequeno quarto, incluindo uma cama para adultos (90 x 190/200 cm), uma arca de gavetas, prateleiras e até uma secretária prática.
  • Esta peça de mobiliário acompanha o crescimento da criança durante toda a sua infância, desde os primeiros meses de vida até à transição para uma sala de juventude. Só precisa de fazer uma única compra e esquecer-se de mudar o quarto do seu filho durante anos.
  • Este tipo de berço requer um investimento inicial mais elevado, mas têm uma vida útil muito mais longa, pelo que, no final, podem poupar dinheiro.
  • Trata-se de um grande móvel, pelo que é importante ter em conta o espaço disponível no quarto da criança. Além disso, é um berço que permanecerá fixo no quarto do bebé, portanto, se quiser que o seu filho durma ao seu lado durante um longo período de tempo, deve considerar comprar um berço mais pequeno para manter no seu quarto.

Então, qual escolher? Esta é uma decisão muito pessoal, que dependerá do uso que quiser fazer dela, do tempo que quiser usar, do espaço que tiver disponível e do seu orçamento. Antes de escolher um modelo ou outro, tenha em conta todos estes factores e escolha o berço que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades familiares.

 

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…