Mi bebé y yo

Sai leite do mamilo e está grávida? Não se preocupe!

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Está grávida e sai leite do mamilo? Não se preocupe! Durante a gravidez, muitas futuras mamãs têm perdas de leite. É o colostro? Porque acontece? Neste artigo respondemos às suas dúvidas.

Está grávida e notou que sai leite do mamilo? Não se preocupe, é completamente normal. Este primeiro leite é conhecido por colostro e começa a aparecer a partir do quarto ou quinto mês de gravidez.

O facto de ter perdas de leite, ou de colostro, durante a gravidez constitui um acontecimento completamente normal relacionado com o início da gravidez e com a produção de hormonas, entre as quais os estrogénios, a progesterona, a relaxina e a prolactina. Esta última está sempre presente no corpo da mulher mas, na gravidez, aumenta até ao ponto de, entre os quatro ou cinco meses, poder sair do peito, de forma completamente indolor, um líquido chamado colostro. Porque acontece? Porque as mulheres estão biologicamente predispostas para a amamentação e produzem hormonas específicas durante os meses de gravidez, se bem que nem sempre se produzem perdas de colostro.

A secreção de colostro pode manter-se até ao termo da gravidez mas, imediatamente depois do parto, a sua produção aumenta de forma decisiva. De acordo com as recomendações dos especialistas, deve dar-se mama ao bebé o quanto antes, de preferência logo na sala de partos, se não houve complicações, ou dentro das 3-6 horas posteriores ao nascimento. Isto incentiva a produção já ativa do colostro, que se mantém como tal durante alguns dias, até que se dá a subida do leite.

No decorrer da toma, existe um primeiro leite, mais rico em lactose, e um último leite, mais rico em gordura e proteínas. Por este motivo, é importante dar mama a pedido e deixar que o bebé succione todo o tempo que desejar, de modo a assegurar que toma os dois tipos de leite.

Também lhe interessa

Sai leite do mamilo e está grávida? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)