Mi bebé y yo

Dieta saudável e equilibrada do bebé: em que consiste

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Quando o bebé faz um ano há que começar a introduzir uma dieta saudável e equilibrada, estabelecer hábitos alimentares adequados, definir horários e uma alimentação na qua estejam presentes todos os grupos alimentares.

Quando o bebé já tem um ano de idade, é importante começar a incutir-lhe certos valores a nível alimentar, a fim de estabelecer hábitos saudáveis de alimentação na sua rotina para que siga uma dieta sã e equilibrada que lhe permita crescer saudável. Não obstante, para alcançar o êxito neste sentido é necessário seguir uma série de linhas.

Linhas para uma dieta sã e equilibrada

  • As quatro refeições da dieta do bebé devem realizar-se em horários fixos. É importante fragmentar as refeições de forma progressiva para que o bebé se acostume ao ritmo habitual de refeições do resto da família.
  • O almoço e o jantar são compostos por dois pratos. Desta forma, o bebé adapta-se ao tipo de refeições de toda a família e não se sente diferente quando se senta com todos à mesa. Além da sopa e do segundo, também há as sobremesas, importantes para introduzir as frutas e os laticínios na sua alimentação.
  • O primeiro prato deve ter amido, sais minerais e vitaminas. A massa e o arroz com vegetais são duas opções ideais neste sentido, bem como a sopa. Os vegetais, aos pedacinhos, também podem ser o acompanhamento de um prato de carne, peixe ou outros alimentos proteicos.
  • De vez em quando, pode oferecer ao bebé um prato único, à base de cereais e legumes. Tal é útil, especialmente no caso do bebé ter demasiado apetite, ou em épocas do ano nas quais faz calor e não são necessárias tantas calorias. O importante é que este prato único seja completo, com todas as categorias de alimentos que o bebé necessita.
  • Deverá dar peixe ao bebé 4 ou 5 vezes por semana. Os ovos podem ser oferecidos duas ou três vezes por semana.
  • A fruta e as verduras, bem como o leite e os seus derivados, devem estar sempre presentes na dieta saudável e equilibrada do bebé.
  • Por norma, devem evitar-se pratos muito elaborados e que contenham muitos condimentos. Estes pratos podem não ser do agrado da criança, causar irritações e ser de difícil digestão.
  • Lembre-se que uma dieta sã e equilibrada permite assimilar todos os nutrientes de que o bebé necessita.

Também lhe interessa

Dieta saudável e equilibrada | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)