39 semanas de gravidez

39 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 39 Semana 39

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 39 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 39 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 39 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Abóbora gigante
arrow arrow
Abóbora gigante

Estás de 39 semanas de gravidez e já falta muito pouco para o nascimento do bebé!

O bebé é suficientemente forte e o ambiente no qual, durante 9 meses, viveu protegido e cuidado, já começa a ser muito pequeno para ele.

Pesa entre 3 e 3,5 Kg e o seu comprimento é de 49-52 centímetros, em média.

39 semanas infografia

Grávida de 39 semanas

No seu desenvolvimento, não mudo praticamente nada. Está pronto para chegar ao mundo e receber o cálido acolhimento dos seus papás. Um momento único, que já sentido à nossa vida e que gera o a amor mais puro, mais incondicional: o amor de uma mãe e do seu filho.

Às 39 semanas de gravidez, já te deves sentir muito pesada e cansada.

Agora, o bebé faz cerca de 40 movimentos respiratórios por minuto. Os seus olhos, já grandes e bem formados, ainda vão demorar para sofisticar completamente as conexões neuronais que lhe permitem focar.

Os músculos do seu pescoço fortaleceram-se, pelo que agora é capaz de manter a sua cabeça separada do peito. Esta, por sua vez, pode ter cabelos, apenas algumas zonas com cabelo, ou cabelo nenhum.

Como já dissemos antes, o pequeno cada vez tem menos espaço à sua volta, embora todo o movimento, por pequeno que seja, o ajude a construir a sua força muscular e a melhorar a sua coordenação.

Idade do feto: 37 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 39

Nesta altura da gravidez, o teu bebé já não muda praticamente nada. De todos os modos, de certeza que queres ver como estará na 39ª semana, tanto em movimento como na ecografia. Aqui tens!

ecografia bebe semana 39ok

Ecografia de 39 semanas

O que muda no teu corpo nas 39 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 39 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 39 semanas de gravidez

O teu útero está completamente dilatado e a barriga alcançou o seu tamanho máximo.

É provável que te sintas pesada, trôpega e cansada, embora também impaciente e excitada perante a iminente chegada do bebé.

Vais custar-te a conciliar o sono, bem como a mexeres-te para fazer as tarefas quotidianas, dentro e fora de casa. Não vais estar confortável nem quando estás sentada nem quando estás deitada, mas força, já falta pouco!

Neste momento, o teu peso terá aumentado entre 11 e 15 kilos. No final da gestação, pode aparecer uma comichão generalizada por todo o corpo acompanhada de pequenas borbulhas, um quadro que tem o nome de foliculite pruriginosa e que se deve às mudanças hormonais.

Costuma tratar-se com corticoides e/ou anti-histamínicos e, embora se possa redimir de forma mais ou menos rápida, o certo é que a comichão pode persistir até ao parto.

Assim, podes aproveitar para almoçar com amigos, fazer compras de última hora, ir ao cabeleireiro, etc., mas também para teres os teus pequenos momentos de relax, preferencialmente com as pernas ao alto para evitar o inchaço de pés e pernas.

Podes, até, fazer pequenas sestas reconstituintes de entre 1 e 20 minutos, muito úteis também para recarregar pilhas durante os primeiros meses de vida do bebé.

Conselhos e bem-estar nas 39 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 39 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 39 semanas de gravidez

Se já começaste a notar contrações, os teus médicos vão monitorizar-te para poder verificar o bem-estar fetal.

Além disso, se vais fazer cesariana, deves realizar as análises pré-operatórias e falar com o anestesista. Ambos os passos não serão necessários no caso de parto vaginal, sendo que neste caso os fazes no próprio dia.

Talvez te perguntes se serás capaz de te dar conta que começou o parto, especialmente se se trata da primeira gravidez.

Algumas mulheres têm uma dor no baixo ventre que começa com uma espécie de cócegas, embora outros sinais – como a perda do rolhão mucoso ou romper águas– também indiquem que o momento se aproxima.

O sinal mais óbvio são as contrações, que vão aumentar de intensidade e de frequência à ménida que o parto progride. Se tens contrações com menos de cinco minutos de espaçamento, e estas duram um minuto e são tão intensas que praticamente te deixam sem respiração, deves ir imediatamente para a maternidade.

Deves saber que, se rompes as águas sem ter contrações, deves avisar imediatamente o médico.

Com os sinais de parto corroborados e antes de ires para a maternidade, lembra-te de por em prática o que aprendeste no curso de preparação para o parto: telefonar às pessoas que tens de avisar (obstetra incluído) e verificar que não te falta na mala tudo o que é necessário para ti e para o bebé. E força!

Entre uma contração e outra não é necessário ficares deitada: caminha, fala e, em resumo, distrai-te! Embora a parturiente possa ingerir água e até bebidas isotónicas durante o parto, não recomendável comer porque pode provocar náuseas.

checkSabes se vais levar epidural?

Se já decidiste, num sentido ou no outro, importa saber tudo sobre esta anestesia.

Tudo sobre a epidural no parto!

checkSe te perguntas como vais reconhecer as “verdadeiras” contrações…

Não há dúvida que saberás! Mas um pouco mais de informação não é de mais. Assim, estás mais segura e calma.

Descobre como são as contrações de parto!

checkHá alguma forma de adiantar o parto sem correr riscos?

Tens tanta vontade de dar à luz que de certeza que te passa esta pergunta pela cabeça. Ou não? Calma, vamos abordar o tema.

Descobre se há formas “naturais” de adiantar o parto!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 40 semanas de gravidez
Já estás de 40 semanas de gravidez! Se o bebé ainda não nasceu, não vai demorar muito para enfrentar a vida. A maravilhosa viagem no ventre materno terminou. A semana 40 marca oficialmente o fim da gravidez. Enquanto os nervos e a impaciê...

Também lhe interessa

Temas relacionados