36 semanas de gravidez

36 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 36 Semana 36

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 36 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 36 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 36 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Melão amarelo
arrow arrow
Melão amarelo

Na 36ª semana de gravidez o teu bebé já mede cerca de 46,2 centímetros de comprimento e o seu peso pode alcançar os 2,8 Kg.

Mexe-se menos, dado que o espaço que tem é verdadeiramente pouco.

36 semanas infografia

Grávida de 36 semanas

 

Se decidisse nascer na 36ª semana de gravidez, todos os seus órgãos poderiam funcionar perfeitamente fora do ventre materno, e a sua saúde não teria motivos para correr perigo.

Seria apenas um pouco mais pequeno do que os outros. No entanto, não é o ideal que nasça antes do termo, ou seja, antes da 38ª semana de gravidez, dado que ainda existe o risco de acontecerem algumas complicações.

Idade do feto: 34 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 36

Achas que o teu bebé mudou muito desde a semana passada? Claro que não! Mas de certeza que queres ver como é um bebé na semana 36, tanto em ecografia como em movimento. Vais adorar!

 

ecografia bebe semana 36ok

Ecografia de 36 semanas

O que muda no teu corpo nas 36 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 36 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 36 semanas de gravidez

Quando é que é preciso ir para a clínica ou para o hospital? Às 36 semanas de gravidez, de certeza que já falaste como teu médico, mas pode ser útil rever quais são os sinais de parto: Expulsão do rolhão mucoso e rotura das membranas (o que provoca a perda de líquido amniótico, embora não haja obrigatoriamente contrações: o parto costuma acontecer dentro das 24-48 horas seguintes), perdas de sangue ou pequenas perdas de mucosa (rolhão mucoso), e contrações (que aumentam progressivamente de intensidade e de continuidade).

Se és mamã de primeira viagem deves saber que embora se desencadeiem os típicos sinais do parto, o nascimento propriamente dito não é necessariamente iminente.

Não é necessário sair a correr precipitadamente.

O importante é manter a calma, contactar com a pessoa que te vai acompanhar no parto, ter preparado tudo o que é necessário com tempo e deslocares-te até ao lugar no qual vai nascer o teu bebé com tranquilidade.

Conselhos e bem-estar nas 36 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 36 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 36 semanas de gravidez

Já falta muito pouco! Se já estás na 3ª semana de gravidez, não te esqueças de realizar os últimos exames ginecológicos, que devem ser feitos um mês depois dos anteriores: consulta ginecológica, análise completa de sangue e de urina, eletrocardiograma e CTG (que regista ao mesmo tempo o ritmo cardíaco, os movimentos fetais e as contrações do útero).

Quando preparares a mala para o hospital no qual vai nascer o teu filho, não te esqueças de incluir toda a documentação com os resultados dos últimos exames efetuados, as ecografias e o boletim de gravidez, com todo o seguimento realizado durante a gestação.

Apesar de faltarem muito poucas semanas para que, por fim, possas ter o teu filho nos braços, não deves baixar a guarda no que respeita à tua segurança e à do futuro bebé quando viajas de carro.

A DGT recomenda o uso de adaptadores para grávidas que asseguram a correta colocação do cinto de segurança, de modo que se corra o menor risco possível em caso de colisão como veículo estando grávida. Não te esqueças que o uso do cinto de segurança  também é obrigatório durante a gravidez.

checkSe ainda há quem te pergunte o que te pode oferecer…

Aproxima-se o grande dia e, seguramente, já tens praticamente tudo. No entanto, se ainda há quem não saiba o que te pode oferecer, damos-te algumas sugestões.

Presentes que ainda te podem oferecer!

checkJá te programaram o CTG?

Tecnicamente, chama-se monitorização fetal e programa-se pouco antes da data do parto. Sabes em que é que consiste? Explicamos-te o que é.

Descobre o que deteta a monitorização fetal!

checkLembrete! Ajudamos-te a rever a mala da maternidade…

Para que não te esqueças de nada, verificamos contigo a lista das coisas que tens de levar na mala para ti. Isto interessa-te!

Descobre a lista da maternidade!

checkSe te perguntas quanto pesará ao nascer…

Seguramente na terceira ecografia já te devem ter dito o peso estimado do teu bebé ao nascer. Mas não é demais ler este artigo.

Descobre quanto pode pesar o teu bebé ao nascer!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 37 semanas de gravidez
A partir da 37ª semana de gravidez o bebé já não se considera prematuro. Agora, a pressão que sentias sob a caixa torácica vai deslocar-se para a zona pélvica, onde o teu bebé já está encaixado há algumas...
Crescimento e desenvolvimento nas 38 semanas de gravidez
Na 38ª semana de gravidez, o peso do teu filho ultrapassa os 3 Kg, enquanto o seu comprimento se mantém à volta dos 48,6 cm. Grávida de 38 semanas A capa de gordura que o cobre tende, em parte, a desfazer-se e a ficar em suspensão no lí...
Crescimento e desenvolvimento nas 39 semanas de gravidez
Estás de 39 semanas de gravidez e já falta muito pouco para o nascimento do bebé! O bebé é suficientemente forte e o ambiente no qual, durante 9 meses, viveu protegido e cuidado, já começa a ser muito pequeno para ele. Pesa entre...

Também lhe interessa

Temas relacionados