O meu bebé

Bump painting: pintar a barriga da grávida

É a moda conhecida como “Baby Bump Paint”, “Belly Painting” ou “ Body Painting” e são muitas as mães que, até agora, fizeram desenhos criativos diretamente nas suas barrigas. Aqui tens muitas ideias para pintares na tua barriga!

A barriga de uma mulher grávida transforma-se numa tela em branco na qual se ponde pintar e com resultados maravilhosos! A moda de pintar a barriga está a atingir as mamãs portuguesas. Mas qual é o seu propósito? Quais são os seus benefícios? Qual o tipo de tintas que se pode usar?

O que é o Bump painting e onde nasceu

O Bump painting, Body paint ou Bell Painting é uma experiência que, nos últimos tempos, entrou na moda e está a tomar muita força entre as grávidas. Trata-se de uma técnica que consiste em pintar e decorar a barriga da grávida com os desenhos da sua eleição ou com os quais se identifique.

Pintar a barriga das grávidas é uma prática que tem a sua origem na antiguidade. Na pré-história era uma forma de expressão artística. Nessa época, o homem usava diferentes cores, como o vermelho, o castanho, o preto e o azul, relacionados com os elementos e com a natureza (fogo, terra, ar e água) com diferentes finalidades.

Os motivos que levavam a pintar os corpos eram diferentes, tal como as cores utilizadas. Alguns desenhos e algumas cores tinham como objetivo afastar os inimigos, outros ajudavam a conectar melhor com os antepassados. Também os havia para premiar os guerreiros ou para assinalar que os adolescentes tinham passado a homens.

Hoje em dia, para a realização desta técnica, usam-se tintas e substâncias totalmente naturais, não tóxicas, que desaparecem ao lavar-se com água. Quando a barriga da futura mamã se encontra maquilhada, realiza-se uma sessão fotográfica para perpetuar o momento.

(Também te interessa: Fotos de bebés: fotografar o seu bebé...com arte)

São muitos os profissionais que se dedicam a pintar e fotografar as barrigas pintadas das grávidas. Existem muitos preços e diferentes estilos, mas uma sessão pode estar entre os 100 e os 150 euros. Inclui pintar a barriga da grávida e a sessão de fotos.

Quais as tintas mais adequadas

As tintas que se utilizam para pintar a barriga das grávidas respeitam a pele e são solúveis em água. Deste modo, podem eliminar-se facilmente uma vez terminada a sessão.

  • As tintas acrílicas são as mais usadas.
  • O latex também é um tipo de tinta muito usado, que permite fazer relevos e efeitos 3D, tal como dar um espetacular brilho à barriga da futura mamã. No entanto, esta substância é mais suscetível de causar alergias.
  • Alguns profissionais preferem escolher uma esponja com a qual será mais fácil aplicar as cores brilhantes e fluorescentes. Primeiro aplicam-se as cores com a esponja e, em seguida, aplicam-se as outras cores.
  • O spray aerógrafo é outro tipo de tinta que permite uma técnica diferente, cujo principal benefício é o seu resultado são ter manchas dado que a tinta se aplica de uma forma mais uniforme.
  • Outra técnica consiste em utilizar henna para pintar a barriga. Este tipo de tinta dá um toque mais exótico e pode durar mais tempo, até algumas semanas.
  • Por fim, a opção mais clássica é a que usa um pincel, que deverá ter diferentes tamanhos e formas. O pincel é ideal para desenhar pormenores.

No entanto, o que costuma acontecer nas sessões de bump painting é usarem-se várias técnicas: umas são melhores para pintar toda a barriga e outras para fazer os pormenores.

Ideias para pintar a barriga de uma grávida

Muitas futuras mamãs já sabem qual será o desenho ou motivo que vão desenhar nas suas barrigas. Outras, não entanto, querem imortalizar este momento, mas ainda não sabem o que vão desenhar.

Em seguida propomos-te diferentes desenhos para pintar a barriga de uma grávida. Inspira-te!


bebé na lua

Um bebé a dormir na lua (Fonte: Pinterest)

 

Cara na barriga

Uma cada divertida a aproveitar o umbigo proeminente para nariz

 

feto na barriga

Atrevida e moderna: o feto desenhado na barriga

 

monstro das bolachas

Com personagens infantis populares, como o mostro das bolachas (Fonte: Pinterest)

 

fadas na barriga

De fantasia, como estas pequenas fadas com asas (Fonte: Pinterest)

 

inspiração japonesa

De inspiração oriental (Fonte: Pinterest)

 

mandala na barriga

A simbologia e o misticismo das mandalas

 

pezinhos do bebé

Os pezinhos do futuro bebé (Fonte: Pinterest)

 

Benefícios de pintar a barriga

A técnica do bump painting não é apenas uma escolha estética. Pintar a barriga tem muitos outros benefícios para a grávida e para o bebé.

  • Em primeiro lugar, reservar um momento exclusivo para pintar a barriga da grávida reforça o vínculo entre a futura mamã e o bebé. Cada estímulo, sensação ou carícia é extremamente relaxante para a mamã e estimulante para o futuro bebé.
  • Se, além do mais, envolvermos o futuro papá, também o pai poderá tornar esta sessão um momento exclusivo de conexão com o seu bebé. Para lhe dar um papel protagonista, pode ser ele, por exemplo, a escolher o motivo a pintar na barriga da mamã. Será um presente para o três!
  • E se houver irmãos mais velhos a diversão estará mais do que que assegurada. Podem ser eles, até, a desenhar alguns pormenores na barriga da sua mamã e conectar também, desta forma, como seu futuro irmãozinho.

(Também te interessa: Ciúmes entre irmãos: conselhos importantes)

Também lhe interessa…