Mi bebé y yo

Peitos tuberosos e dificuldade para amamentar

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Ter mamas tuberosas significa ter dificuldades em amamentar o bebé? O Dr. Claudio Ivan Brambilla explica do que se trata.

Cada gravidez e cada parto são um caso aparte, e é possível dar mama a um segundo bebé depois de fazer uma pausa. Para favorecer a amamentação, deverá começar a tentar dar mama logo após dar à luz.

O que são as mamas tuberosas?

Como o seu próprio nome indica, a definição de peitos tuberosos, ou mamas tuberosas, aplica-se às mamas que têm uma forma anómala, em forma de tubo, com base estreita e de forma alargada. Este tipo de peitos costuma ser alargado, com uma auréola maior do que o normal, separados e caídos para baixo. As mamas tuberosas são produto de um desenvolvimento anómalo na adolescência.

A mama tuberosa dá-se dado o aumento de densidade do tecido subcutâneo e mamário, que impede o desenvolvimento normal da mama, que cresce para a frente. Existem diferentes graus de seios tuberosos; alguns deles praticamente não se apreciam, enquanto outros têm uma forma anómala especialmente pronunciada, o que pode fazer com que a mulher não se sinta à vontade com o aspeto dos seus seios e tal a afete do ponto de vista psicológico.

Os peitos tuberosos não representam, em geral, problemas para a saúde da mulher, e trata-se, sobretudo, de um problema estético.

(Também lhe interessa: Tipos de mamilo e como influenciam a forma de dar mama)

É possível a amamentação tendo seios tuberosos?

As mamas tuberosas costumam ter pouco tecido mamário no seu interior, motivo pelo qual se poderia concluir que representam um obstáculo para o sucesso da amamentação. Se bem que nem todos os casos de mamas tuberosas são igualmente complicadas para o início e consolidação da amamentação, a verdade é que a escassez de tecido glandular dificulta a produção de leite numa quantidade suficiente para alimentar o bebé. Deste modo, a maioria das mamãs como seios tuberosos que opta por dar peito ao bebé se vê-se obrigada a recorrer à extração de leite através de uma bomba, bem como a recorrer à amamentação mista ou à artificial muitos casos ao não encontrar, talvez, o apoio e a informação necessários.

Podem operar-se os peitos tuberosos ou tubulares?

Sim, os peitos tuberosos podem operar-se nas clínicas de estética, como fim de conseguir que tenham um aspeto natural, para eliminar e assim o mal-estar psicológico que esta forma anómala das mamas pode representar para a mulher. Ainda assim, não são poucas as mulheres com peitos tubulares que se operam antes de serem mães, para evitar os possíveis problemas com a amamentação.

Também lhe interessa

Peitos tuberosos e dificuldade a amamentar | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)