Mi bebé y yo

Em que consiste o teste de fertilidade?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Se está a pensar engravidar, os testes de fertilidade podem revelar ser uma grande ajuda, pois indicam a capacidade de reprodução tanto da mulher como do homem. Explicamos-lhe quais os tipos de testes de fertilidade que existem e quais são as suas características.

Os testes de fertilidade dão informações sobre a capacidade de reprodução de um casal. Existe uma ampla variedade de testes e pode encontrá-los tanto nos hospitais como nas farmácias, embora também possa consultar o calendário de ovulação que a pode ajudar a descobrir quais os seus dias mais férteis.

(Também lhe interessa: Vitamina E e fertilidade)

Os testes de fertilidade que pode encontrar nas farmácias

É o primeiro teste de fertilidade que vai fazer? O ideal nestes casos será comprar um teste de fertilidade (também conhecido como teste de ovulação) que pode encontrar nas farmácias). Funcionam, tal como os testes de gravidez, com a urina.

Se quiser informar-se mais sobre os testes de fertilidade para mulheres que pode encontrar na farmácia, aconselhamo-la a ler o artigo “Testes de ovulação: resultam?”.

No que concerne aos homens, os testes de fertilidade que encontramos para eles na farmácia medem a quantidade de espermatozoides por mililitro de sémen. A qualidade do sémen é fundamental para a fecundação e este é um dos métodos para a medir. O teste de fertilidade masculino costuma ter uma precisão de cerca de 97%.

É importante ter em conta que os testes de farmácia apenas medem um pequeno ponto da fertilidade tanto nos homens como nas mulheres e que a maneira mais efetiva de medir a fertilidade consegue-se consultando um médico especializado.

(Também lhe interessa: Problemas em engravidar: anomalias do aparelho reprodutor feminino)

Exames de fertilidade hospitalares

  • Nos hospitais ou clínicas especializadas também se realizam estudos hormonais para conhecer a fertilidade, mas são muito mais complexos e incluem a medição de estrogénio, progesterona, LH, prolactina, FSH, estradiol e da hormona anti-Mülleriana, entre outras.
  • A ecografia endovaginal também é um dos exames que os ginecologistas utilizam quando existem problemas de fertilidade. Para tal, o médico introduz uma sonda na cavidade vaginal (é indolor) e verifica se existe alguma deformação ou complicação anatómica.
  • A histerossalpingografia é um exame que mede, através de raios X (radiografia) a estrutura e funcionalidade do útero, bem como das trompas de Falópio.
  • Além disso, através da análise do sangue pode levar-se a cabo um estudo de cariótipo que permite determinar o número e estrutura dos glóbulos brancos ou linfócitos.
  • Por fim, a biópsia endometrial é outro dos testes de fertilidade que podem determinar se é algum tipo de anomalia celular o que provoca infertilidade.
  • (Também lhe interessa: Sintomas de gravidez)

Também lhe interessa

Em que consiste o teste de fertilidade? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)