O meu bebé
mibblogo

Vomitar sangue: algo não está bem?

15 dezembro 2022

A expulsão de sangue por via oral pode ser devida a diferentes factores, desde uma simples veia inchada no esófago até tumores na boca. Portanto, em qualquer caso, é aconselhável consultar um médico para descobrir a origem da regurgitação.

Expelir sangue pela boca não é obviamente uma sensação agradável, mas é algo que pode ocorrer durante períodos de vómitos prolongados, tanto em mulheres e homens, bem como em mulheres grávidas e crianças. Contudo, esta não é a única causa, pelo que é importante que vamos a um centro médico de emergência se nos acontecer excluir que não haja outra patologia oculta mais grave.

Causas de vómitos de sangue

O sangue que vomitamos pode provir de diferentes partes do nosso corpo: o duodeno, o estômago, o esófago, a garganta ou a boca. A primeira coisa a considerar é quando e como ocorre o vómito. Faz sentido que se tiver acabado de engolir sangue, por exemplo após uma hemorragia nasal, pode vomitá-lo imediatamente a seguir.

No entanto, as causas de vómitos de sangue podem ser variadas:

  • Irritação da garganta, esófago ou estômago: por exemplo, uma lágrima no esófago após tosse prolongada ou vómitos repetidos.
  • Uma úlcera no estômago: para diagnosticar isto, é necessário submeter-se a uma endoscopia superior. É desagradável, mas necessário. As úlceras do estômago são frequentemente causadas por bactérias, consumo de álcool, fumar cigarros, abuso de anti-inflamatórios, etc.
  • Coagulação pobre do sangue.
  • Tumores no estômago, esófago, garganta ou boca: estes são os casos mais graves e requerem diagnóstico e tratamento por um médico.

Vomitar sangue durante a gravidez

Se estiver grávida e tiver acabado de vomitar sangue, pare o que está a fazer e vá para as urgências. Isto nunca é um bom sinal, independentemente do tempo de gravidez.
É verdade que as mulheres que sofrem de hiperemesis gravidica, vómitos muito intensos durante meses, podem vomitar de volta algum sangue, mas é melhor ter um especialista a avaliar a situação da mulher.

O vómito de sangue durante a gravidez indica um grave problema de saúde. O seu corpo está a avisá-lo que está num estado de fome e desidratação graves. Pode também estar a avisá-lo que o seu corpo precisa de nutrientes, que tem intoxicação alimentar ou que tem tensão arterial elevada durante a gravidez: causas, sintomas e remédios.

Vómitos de sangue em bebés e crianças

No caso de bebés, se o bebé for saudável, o vómito de sangue é chamado hematémese. As causas são ainda mais difíceis de discernir. Se a mãe tiver mamilos rachados, é possível que o bebé ingira o seu sangue ao mamar. Ao regurgitar, pode também ser expulso.

Se o bebé ou criança foi atingido no nariz, pode ser porque o mesmo sangue se infiltrou no estômago. Além disso, como acontece aos adultos, se tivermos gastroenterite, o vómito excessivo também pode levar à ruptura dos vasos sanguíneos no esófago e provocar vómitos com estrias de sangue.
Em qualquer caso, quaisquer que sejam as nossas suspeitas, deve levar o seu filho ao pediatra para investigar a causa deste vómito e tratá-lo em conformidade.

 

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…