Mi bebé y yo

Aftas nas crianças: O que fazer?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As aftas do bebé podem ser causadas por uma hipersensibilidade às bactérias que se encontram normalmente na boca da criança, devido a uma infeção nas amígdalas ou por falta de ferro, vitamina B12, ou ácido fólico.

 As aftas nas crianças e bebés são pequenas bolhas ou lesões dolorosas, de cor branca ou avermelhado, que se formam nas paredes da boca do bebé ou debaixo da língua. Por vezes, são do tamanho da cabeça de um alfinete e, noutros casos, podem ser tão grandes com uma pequena moeda. Aparecem isoladas ou em grupo. Em geral, curam-se espontaneamente ao fim de 7-10 dias, ou mais, se forem grandes.

Se, passados uns dias, as úlceras dão lugar a lesões de cor esbranquiçada, significa que o processo de cura já se iniciou. No entanto, isso não quer dizer que não venham a surgir de novo em mais ocasiões, ao longo do ano.

Quais são as causas das aftas 

As aftas nas criançapodem dever-se a uma hipersensibilidade às bactérias que se costumam encontrar na boca da criança, a uma infeção das amígdalas, ou à falta de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico.

Como se tratam as aftas nas crianças

Para tratar as aftas do bebé, são completamente inúteis os antibióticos, bem como os anti-inflamatórios, que apenas se limitam a aliviar os sintomas. O pediatra, no entanto, pode prescrever uma solução antisséptica, que deve ser aplicada com um pincel na boca da criança. Se as aftas incomodarem muito a criança, pode-se administrar paracetamol.

Pode suceder que a criança não consiga lavar os dentes, devido à dor, porém é muito importante que tenha a boca limpa, enxaguando-a após cada refeição.

Além disso, para facilitar a cura das lesões, há que tentar que não coma alimentos ácidos ou salgados. O que, sem dúvida, é aconselhável são os alimentos semilíquidos, como os batidos de fruta, sumos de vegetais, ou queijo fresco, durante alguns dias.

Quando deve dirigir-se ao pediatra

- As gengivas incham e adquirem um tom vermelho amarelado.

- As aftas na criança são numerosas (mais de quatro ou cinco)

- A criança tem mais de 38ºC de febre.

- Tem as gengivas vermelhas, brancas e inflamadas.

- Não bebe o suficiente.

- As aftas também apareceram nas pálpebras e nos genitais.

- As condições da criança pioram.

(Também lhe interessa: Doenças das crianças)

Também lhe interessa

Aftas na criança: o que fazer? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)