scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Bronquiolite nas crianças: causas e quando consultar o pediatra

facebook twitter whatsapp

A bronquiolite é uma infeção nos bronquíolos, os finos canais que se estendem pelos brônquios até chegarem aos pulmões.

A bronquiolite é uma infeção nos bronquíolos, uns canais muito finos que se estendem pelos brônquios e chegam aos pulmões. Geralmente, a bronquiolite afeta os bebés com menos de um ano de idade, principalmente se vão ao infantário. Esta infeção costuma ser provocada por um vírus chamado vírus sincicial, o responsável pela maioria das infeções respiratórias nos lactentes, particularmente disseminado durante os meses de inverno.

Sintomas da bronquiolite

- A criança com bronquiolite, encontra-se bastante abatida, não tem apetite e apresenta uma tosse seca.

-A febre nem sempre está presente e, geralmente, não ultrapassa 38ºC.

- O nariz pinga constantemente.

- Os primeiros sinais de melhoria dão-se passados três dias desde o aparecimento dos sintomas, e desaparecem ao fim de uma semana ou mais. Se pelo contrário a situação se agravar, a criança pode chegar a ter dificuldade para respirar e produzir ruído de pieira.

Quando consultar o pediatra

Deve sempre consultar o pediatra, mas especialmente quando a bronquiolite afeta crianças muito pequenas, bebés prematuros e crianças que sofrem de outras doenças imunológicas, do sistema nervoso, do sistema cardiovascular ou pulmonar.

(Também lhe interessa: Pneumonia infantil: sintomas, diagnóstico e tratamento)

Tratamento da bronquiolite

- Na presença de bronquiolite, o bebé pode continuar a tomar o leite da mãe, mas nunca o deve forçar a comer. Se já foi desmamado, é importante respeitar a sua falta de apetite, embora o deva encorajar a beber muitos líquidos.

- Por vezes, no caso das crianças com menos de um ano de idade, o pediatra pode requerer o seu internamento no hospital como medida de precaução, de modo a enfrentar, o mais adequadamente possível, uma eventual crise respiratória ou um problema de desidratação.

- Efetivamente, uma respiração arquejante unida ao aparecimento de febre, provoca uma grande dispersão de líquidos e, por esta razão, é necessário que a criança beba muitos líquidos. Os líquidos ajudam a fluidificar as secreções formadas nos bronquíolos que assim se tornam mais fáceis de eliminar pela tosse.




Também lhe interessa

Bronquiolite: sintomas e quando consultar o pediatra Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (1)

Boa noite a minha bebé de sete messes tem bronquiolite. Anda nisto há dois messes sempre com tosse e toda entupida. Já fui quatro vezes as urgências. Já tomou antibióticos agora anda a tomar ventilan, celestone e atrovent. A febre tem tado quase nos 39. Que mais posso fazer para ela ficar bem?
Registro