Obstrução do canal lacrimal: o que deve fazer?

A estenose do canal lacrimal é a obstrução deste canal, um pequeno orifício situado no ângulo interno do olho, na pálpebra inferior, e através do qual as lágrimas passam do olho ao nariz do bebé.
A obstrução do canal lacrimal é o bloqueio deste canal, um pequeno orifício situado no ângulo interno do olho, na pálpebra inferior, e através do qual as lágrimas passam do olho ao nariz do bebé. Quando o canal lacrimal não está obstruído, se o bebé chora, as lágrimas passam do olho para o nariz do bebé, e o nariz pinga.
Quais são os sintomas
A obstrução do canal lacrimal, que pode estar presente desde o nascimento ou surgir nos primeiros meses de vida do bebé, manifesta-se através de um lacrimejar abundante, num olho, ou em ambos. Uma vez que as lágrimas não podem passar para o nariz, como acontece normalmente, tendem a sair pelos olhos do bebé.
Que tratamento é preciso seguir
Geralmente, um problema de canal lacrimal entupido soluciona-se sozinho com o passar do tempo e, por esse motivo, não é preciso fazer nada. Filamentos de muco sobre a conjuntiva e depósitos de secreção seca entre as pestanas e o ângulo interno do olho, costumam indicar que há uma obstrução lacrimal, ou então que se deu uma infeção a ser tratada com um colírio antibiótico. Recorrer a tratamentos locais com antibióticos também é necessário em caso de conjuntivite.
(Também lhe interessa: Conjuntivites na criança: infecciosas e alérgicas)
Quando procurar o pediatra
- Se o ângulo interno do olho do bebé estiver inchado e vermelho.
- Se os olhos da criança estiverem pegajosos e segregam uma substância densa e amarelada.
- Se a esclerótica, a parte branca do olho, estiver opaca.
- Se as pálpebras estiverem inchadas e vermelhas.
- Se o problema persistir para lá do primeiro ano de vida do bebé
(Também lhe interessa: Doenças de bebés)