Mi bebé y yo

Como explicar a vida de Leonardo da Vinci às crianças

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Um dos grandes personagens que surgiram na história da humanidade é, sem sombra de dúvidas, Leonardo da Vinci. Este personagem multidisciplinar destacou-se pela sua paixão pelo conhecimento e na investigação, e foi um dos grandes génios do Renascimento. Como explicar a sua vida às crianças?

Na época em que nasceu Leonardo, durante o século XVI, as pessoas não tinham apelido, pelo que o nome se completava com o lugar onde tinham nascido ou passado os seus anos de infância. Leonardo nasceu em Itália, em Vinci, daí que se chamasse Leonardo da Vinci.

Desde pequeno que mostrou o seu engenho e uma grande curiosidade para aprender. Quando o seu pai observou que Leonardo desenhava muito bem, tomou a decisão de o enviar para o pé do pintor Andrea del Verrocchio, para que pudesse aprender as diferentes técnicas de pintura. Segundo conta a lenda, o professor responsabilizou-o, ainda sendo Leonardo jovem, por acabar de pintar um quadro, o que ele fez tão bem que Andrea del Verrocchio se zangou, ao dar-se conta que Leonardo era melhor artista do que ele.

(Também lhe interessa: Disfasia: dificuldades de aprendizagem)

O primeiro “homem do renascimento”

Leonardo da Vinci é um dos génios do Renascimento. Foi pintor, escultor, inventor, arquiteto, engenheiro, músico, filósofo, cozinheiro e muitas coisas mais, daí que a expressão “homem do renascimento” se refira a uma pessoa que é capaz de fazer muitas coisas.

A vida de Leonardo da Vinci, para pequenos e mais crescidos, está cheia de curiosidades. Como pintor, há três obras suas que são mundialmente famosas: a Mona Lisa, o homem de Vitruvio e a Última Ceia. Ao largo da sua vida apenas pintou cerca de 30 quadros, cuja maioria está inacabada, pois era muito perfeccionista e ficava obcecado com os pormenores, o que fazia com que não os conseguisse acabar.

A sua necessidade de experimentar levou-o a usar técnicas que ninguém tinha utilizado antes, como o esfumado, para dar mais profundidade aos seus quadros, ou dar maior naturalidade aos personagens orientando o seu corpo para um lado e a cabeça voltada para o outro (até ao momento os personagens estavam sempre de frente ou de perfil).

(Também lhe interessa: Pedagogia Montessori: estimule a liberdade da criança)

Escritura espetacular, a bicicleta, o submarino…

Leonardo da Vinci, para as crianças, é um personagem incrível. Era capaz de escrever da direita para a esquerda, escrita especular, pelo que os seus textos podem ser lidos utilizando um espelho.

O seu engenho e curiosidade fez com que desenhasse todo o tipo de inventos, como a bicicleta, o carro, o helicóptero ou até um submarino, embora não tivesse podido construir muitos porque não tinha os materiais adequados.

Também criou um fato de mergulho, máquinas voadoras, o conta-quilómetros, o paraquedas e diversas armas, como a catapulta, o canhão de três canos ou a metralhadora.

Explicar a vida e obra de Leonardo da Vinci às crianças é fascinante. É a vida de um homem adiantado no seu tempo.

(Também lhe interessa: Nome Leonardo: filhos dos jogadores da seleção)

Também lhe interessa

Como explicar a vida de Leonardo da Vinci às crianças | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)