Mi bebé y yo

História dos Reis Magos

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Conhece a origem da história dos Reis Magos? O seu filho pergunta-a? Pode agora explicar-lhe tudo em pormenor e, além disso, damos-lhe um vídeo com a música dos Reis Magos!

O Natal é uma época do ano mágica, que encanta especialmente as crianças com a chegada dos Reis Magos que põem um ponto final a estas festas especiais com sorrisos e alegria. Mas alguma vez se questionou sobre qual a verdadeira história dos Reis Magos? Provavelmente os seus filhos vão acabar por perguntar-lhe e é bom que a conheça para lhes poder dar uma explicação.

(Também lhe interessa: 10 Trabalhos manuais de Natal: essencias para a sua casa!)

A figura católica dos Reis Magos tem a sua origem na Bíblia, concretamente no Evangelho de São Mateus, que os descreve como magos (naquela época conheciam-se como “magos” os sábios ou astrónomos) que, depois de seguir uma estrela, procuravam o “rei dos judeus que nasceu” em Jerusalém. Segundo o relato, a estrela guiou os magos até ao nascimento de Jesus em Belém, onde lhe ofereceram ouro, incenso e mirra. As escrituras não especificam a proveniência dos três reis, embora se acredite que viessem de Babilónia ou da Pérsia.

Os Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar

Os três Reis Magos chamam-se, como muito bem sabem as crianças, Belchior, Baltazar e Gaspar. Mas como se sabia o aspeto de cada um deles? No século XIV o monge beneditino Beda descreveu-os num manuscrito. Segundo este monge, Belchior era um homem de cabelo e barba branca; Gaspar, mais jovem, tinha cabelo e barba ruiva e Baltazar era um senhor de pele negra. Assim, e segundo o monge beneditino, os três reis magos representavam os três grandes continentes conhecidos na época: Europa (Melchior), Ásia (Gaspar) e África (Baltazar).

Outro enigma relativo à história dos Reis Magos é a estrela que os conduziu até ao menino Jesus. Segundo os cientistas, dever-se-ia tratar de um cometa ou meteoro luminoso.

(Também lhe interessa: Ajude-o a escrever a carta ao Pai Natal!)

O Dia de Reis em Portugal: cantar as janeiras

Em Portugal o dia de reis é celebrado, na verdade, na noite de 5 de janeiro. Tal baseia-se na assunção de que os três reis visitaram o menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, segundo a religião católica. Reza a tradição que a família se deveria voltar a juntar nesta noite e repetir as iguarias de natal como o bacalhau cozido, as rabandas e, como não podia faltar, o bolo-rei! 

Nesta noite festiva, de celebração da chegada dos três reis magos, cantam-se as janeiras. Ainda que seja uma tradição em desuso, principalmente nas grandes cidades, existem localidades que ainda mantêm este costume. Grupos de pessoas, especialmente crianças, reunem-se na rua para cantar as janeiras, isto é, anunciar o nascimento do menino jesus e desejar um ano novo próspero. Vão de porta em porta, cantam e, em troca, recebem chocolates ou dinheiro. Na tradição autêntica tratavam-se de grupos de gente humilde, que recebiam dádivas feitas pelos senhores abastados, normalmente os restos e sobras do Natal. A partir do 6 de janeiro terminam oficialmente as festividades natalícias e começam a ser retiradas as decorações de Natal. 

(Também lhe interessa: 5 receitas de Natal para fazer com as crianças)

A tradição dos Reis Magos é diferente em Espanha!

No dia 6 de Janeiro os Reis Magos trazem presentes para as crianças que se portaram bem, ou seja, as prendas de Natal trocam-se neste dia. Com toda a expetativa, as crianças escrevem as suas cartas aos Reis Magos dias antes desta data para lhes pedir algo. Estas cartas costumam entregar-se aos ajudantes dos Reis Magos (ou a eles próprios) uns dias antes do desfile de chegada dos Reis Magos, que tem lugar dia 5 de Janeiro.

Foi no século XIX que se iniciou em Espanha a tradição de festejar a noite anterior à Epifania ou noite de Reis com uma festa infantil com prendas para as crianças imitando o que se fazia noutros países no dia de Natal, em homenagem a São Nicolau, hoje em dia mais conhecido como Pai Natal.

Em 1866 celebrou-se o primeiro desfile dos Reis Magos em Alcoy, tradição que se alargou ao resto do país, e desde aí o desfile celebra-se em todas as cidades espanholas e em algumas mexicanas, na tarde de 5 de Janeiro. Os 3 Reis Magos, acompanhados dos seus pajens, desfilam em carros alegóricos pelas ruas das cidades atirando caramelos a todas as crianças.

O dia 6 de Janeiro é feriado em toda a Espanha. Durante este dia de especial celebração para as crianças, que estreiam os seus brinquedos, é costume tomar o pequeno-almoço ou comer como sobremesa Bolo Rei, que também se pode comer na véspera. O bolo rei costuma trazer um brinde, popularmente conhecido como “a surpresa”.

Canção dos Reis Magos

Veja o vídeo com a canção "Os três reis" com o seu filho. Leiam a letra e cantem juntos!

 

Também lhe interessa

História dos Reis Magos | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)