Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Educação e psicologia da criança
- Advogados de família: de que assuntos tratam?
Advogados de família: de que assuntos tratam?

Os advogados de família são profissionais do Direito que tratam as questões relacionadas com divórcios, proteção, tutelas, guarda e heranças, e que se encarregam de apoiar e assessorar em matéria jurídica nestas áreas.
Os advogados de família encarregam-se de aplicar os conceitos jurídicos concernentes aos procedimentos familiares, tendo em conta as instituições essenciais do ordenamento jurídico. Para tal, aplicam as normas do Direito de Família a um problema particular, resolvendo processos familiares e debatendo juridicamente processos de litígio oralmente, ou realizando trâmites nos tribunais de família. Os advogados de família consideram esta e o casal como a base da sociedade.
(Também lhe interessa: Direito de família: em que consiste)
Quais os assuntos de que tratam os advogados de família
Os advogados de família são consultados, e contratados, em temas relacionados com heranças e sucessões familiares, testamentos, e nas tutelas e adoções de menores de idade. Realizam o cálculo e execução das pensões de alimentos e económicas, e o tratamento dos possíveis acordos nos divórcios e separações, assim como os temas da custódia dos filhos.
Outros assuntos são as liquidações de ganhos e do património conjugal, a separação de bens, e temas relacionados com a violência familiar, tanto física como psicológica, o adultério e as infidelidades.
(Também lhe interessa: Barrigas de aluger: será que sabemos o suficiente?)
Conselhos para contratar um advogado familiar
Se tem necessidade de procurar um advogado familiar, é importante que o mesmo trate do seu caso de forma personalizada para lhe oferecer a solução mais adequada. Também é fundamental que este seja especializado no assunto a tratar, que tenha experiência nesse tipo de casos e que traga soluções adequadas.
O advogado familiar deve mantê-la informada do caso de forma periódica, através de entrevistas e reuniões pessoais, e deve permitir-lhe o contacto com ele a qualquer momento enquanto realizar os trâmites necessários no âmbito dos tribunais.
Os advogados de família devem saber negociar de forma adequada com a outra parte, defendendo os direitos e interesses do seu cliente e fomentando os princípios de estabilidade e boa comunicação.
A reputação do escritório ou do advogado e o seu índice de sucesso são pontos a favor do letrado que podem favorecer na resolução do caso, embora não o seja de forma conclusiva.
(Também lhe interessa: O que são pais tóxicos?)
Os bons advogados de família são aqueles que conseguem evitar a ida aos tribunais.