O meu bebé

Trabalhos manuais com papel maché

Se tem vontade de dar rédea solta à criatividade do seu filho, o papel maché pode ser o meio perfeito para a explorar. Com ele poderá criar formas, figuras de pessoas, animais, etc. Mostramos-lhe como!

Para quem ainda não sabe o que é exatamente o papel maché, vamos passar a explicar. Trata-se de um material que pode elaborar com as suas próprias mãos, acompanhada do seu filho, como papel de jornal, pasta de fibras ou outros materiais que se possam misturar com água e que, ao secar, fica como um cartão moldado.

(Também lhe interessa: Como fazer pintura de dedos para crianças)

Como fazer papel maché caseiro rapidamente

Para fazer o seu próprio papel maché apenas necessita de ter papel de jornal, folhas de caderno ou revistas que já não queira, giz, água e cola. Os passos são muito simples:

  1. Cortar pedacinhos muito pequenos de papel.
  2. Pôr os bocadinhos de papel num recipiente com água e cola branca, até que se vão misturando.
  3. Por fim, juntar o giz e continuar a mexer a mistura pouco a pouco.
  4. Deixar repousar durante uma hora.
  5. A preparação do papel maché, não obstante, também se pode fazer com farinha em lugar de giz, com papel higiénico em vez de jornal, etc.

(Também lhe interessa: 10 ideias de brincadeiras com plasticina para crianças)

(Também lhe interessa: Origamis: 10 trabalhos manuais com papel)

O que fazer com papel maché

Com esta “matéria prima” terá imensas alternativas para criar trabalhos manuais com o seu filho. Poderá criar desde caixas, quadradas ou redondas, a formas com moldes, caretas, etc. É melhor preferir formas simples se esta for a primeira vez que utiliza este material ou se o seu filho ainda for muito pequeno, pois trata-se de um material que se presta a ser modelado como desejar. Com os seus dedos poderá afinar, até, a sua textura final, alisando o máximo possível ou, pelo contrário, deixando-o rugoso.

Uma vez seco, poderá pintá-lo da cor que quiser. No entanto, não é aconselhável colocar mais de duas capas de papel maché no mesmo objeto ao mesmo tempo, pois o seu peso poderá estragar toda a estrutura. Para o fazer mais grosso, deverá esperar que seque para repetir o mesmo processo. Damos-lhe algumas ideias para praticar com o seu filho:


Também lhe interessa…