O meu bebé

Como fazer tintas de dedos para crianças

Todos sabemos como os bebés adoram meter a mão na sua comida. Tocar o puré ou a massa com tomate e esfregar as suas mãos pela cara, pelo corpo e o que mais estiver à mão. Com a tinta de dedos aproveitamos essa curiosidade da criança para seu benefício.

Os bebés gostam muito de experimentar com as sensações táteis. Tocar, descobrir diferentes consistências e texturas é toda uma experiência, e a pintura com os dedos é uma das primeiras atividades que os bebés podem começar a realizar desde pequenos. Dependendo do próprio desenvolvimento do bebé, alguns já estão preparados a partir dos seis meses para esta atividade criativa e lúdica, embora com dois anos todos a possam levar a cabo.

A pintura com os dedos faz com que os bebés desenvolvam e melhorem a sua sensibilidade tátil além de potenciar a sua criatividade, enquanto desenvolvem a sua destreza manual e a coordenação olho-mão.

Também favorece a sensação de segurança da criança, já que pode escolher instrumentos e cores, aumenta a autoestima, facilita a comunicação com os outros e permite-lhe tomar decisões com as quais pode criar algo único, feito, por si mesma.

(Também lhe interessa: Origami para crianças: 10 trabalhos em papel)

Materiais necessários para a pintura com dedos

O material para poder realizar a atividade de pintura de dedos é, logicamente, a tinta apropriada, uma tinta não tóxica que se pode adquirir em lojas de trabalhos manuais, de pintura e de brinquedos. Também é necessário papel, preferivelmente branco e de grandes dimensões.

A tinta para pintar com os dedos também se pode fazer em casa utilizando água, farinha de milho ou trigo e corante vegetal comestível, como se pode ler no segmento seguinte. Além de utilizar as mãos, ou os pés, para fazer formas ou desenhos que a criança queira, podem usar-se outros elementos em função da idade que a criança tiver, tais como pinceis, trinchas, rolos ou esponjas.

(Também lhe interessa: 10 ideias para brincar com plasticina)

Tinta para pintar com os dedos feita em casa

  • S se quiser fazer a tinta em casa, tem de pôr água num tacho, três chávenas, e deixá-la ao lume até que comece a ferver. Nesse momento, retira-se do fogo e junta-se uma chávena de farinha, que previamente se dissolveu em água fria. Para manter as proporções, por cada três chávenas de água deve juntar-se uma de farinha dissolvida em água.
  • A mistura deve mexer-se devagar, para que não se formem grumos, volta a pôr-se ao lume e deixa-se ferver durante um minuto.
  • O passo seguinte consiste em dividir a mistura por vários recipientes, aos quais se vai juntar a tinta vegetal comestível com as cores que se queira conseguir. Quando a mistura está morna pode usar-se para pintar.
    • Depois de pintar, a tinta de dedos que sobre pode guardar-se no frigorífico para ser usada noutro dia, apenas terá de a aquecer um pouco antes do seu uso.
    • (Também lhe interessa: Truques e técnicas para aprender a escrever)

Também lhe interessa…