O meu bebé

Origami para crianças: 10 trabalhos em papel

Conhece o origami para crianças? É a arte de origem japonesa que utiliza papel dobrado para representar formas e figuras, e, é sem dúvida, uma diversão educativa para as crianças. Hoje trazemos-lhe 10 ideias para fazer figuras de papel com o seu filho!

O origami é a arte de dobrar papel para representar diferentes figuras. Esta disciplina, de origem japonesa, é praticada para combater perturbações, tais como: stress; ansiedade ou depressão nos adultos, e também para fomentar o interesse pela aprendizagem e pelo estímulo infantil. O origami infantil permite desenvolver a motricidade, as capacidades manuais e a concentração dos mais pequenos. Trata-se de uma atividade bastante vantajosa para as crianças, já que lhes permite aprender e aprofundar a criatividade e a habilidade manual. Enquanto se divertem, põem em prática aspetos importantes da sua personalidade como a concentração, a paciência e a perspicácia.

O Origami, uma disciplina milenar

Parece ser que a origem do origami remonta ao Oriente. Mais concretamente, aos altares dos Budas, onde as pessoas, habitualmente, depositavam oferendas como doces ou flores. No entanto, a maioria da população carecia de recursos económicos para cumprir este ritual ancestral, de modo que encontraram outras formas de fazer as suas oferendas aos Budas. Assim nasceu a ideia de representar em papel as formas dos doces, das flores e de outro tipo de oferendas.

Hoje em dia existem milhares de formas de papel que pode fazer com os seus filhos. A sua elaboração exige concentração, relaxamento e muita prática. A essência do origami assenta no domínio das dobras básicas do papel sem necessidade de cola ou tesoura. Seguindo esta técnica pode chegar a criar muitíssimas figuras. Para começar, propomos-lhe 10 figuras de papel para que se inicie na origami com os seus filhos.

(Também lhe interessa: 10 ideias para brincar com plasticina)


..........

 

Também lhe interessa…