O meu bebé

10 ideias para brincar com plasticina

Gosta de brincar com o seu filho mas faltam-lhe ideias para fazer figuras e trabalhos manuais com plasticina? Hoje oferecemos-lhe 10 ideias para criar figuras em plasticina com o seu filho, passo a passo. Tome nota!

Brincar com o seu filho a modelar plasticina é um bom entretenimento, tanto para a criança como para si, já que pode ser muito divertido criar figuras de todos os tipos, combinando cores diferentes e elaborando todo o tipo de formas de animais, frutas, objetos, etc. Realizar pequenos trabalhos manuais com plasticina permite estimular o desenvolvimento da criatividade infantil e contribui para que a criança adquira mais confiança em si própria, fomentando a sua autoestima na altura de decidir como fazer a obra que tem nas suas mãos. 

Assim, quando se dispuser a fazer jogos de plasticina com o seu filho, deve ter em conta que o mais apropriado é deixar que ele se expresse livremente, sem restrições e dando rédea solta à sua imaginação e fantasia. Ainda que possa guiar-se por modelos como os que lhe mostramos a seguir, mas sem se cingir a esses modelos de maneira rígida. É bom que a criança tenha liberdade criativa uma vez que tal o motivará e despertará o seu interesse pela arte e a criação.

(Também lhe interessa: Jogos infantis tradicionais: os dez mais populares)

Vantagens de brincar com plasticina

Do ponto de vista psicológico, brincar com plasticina permite que a criança exteriorize as suas emoções e liberte os seus pensamentos. Além disso, para algumas crianças, brincar com plasticina pode ser uma forma de se acalmarem, aliviarem o stress ou o excesso de nervosismo. Os trabalhos manuais com plasticina, assim como outras utilizando outros materiais, permitem que a criança se inicie no mundo da arte e do gosto artístico, com o qual desenvolve uma atividade educativa enquanto brinca e se diverte.

De entre os benefícios que brincar com plasticina proporciona para a aprendizagem, salientamos:

  • ·Desenvolvimento da motricidade fina, que ajuda na aprendizagem da leitura e da escrita.
  • ·Favorecimento da capacidade de concentração.
  • ·Estímulo da criatividade e da imaginação.
  • Aumento da autoestima, que influencia positivamente o processo de aprendizagem.

A seguir, fornecemos todos os passos para que possa criar com o seu filho 10 figuras de plasticina.


..........

 

 

Também lhe interessa…