O meu bebé

Ovos de Páscoa para colorir: um excelente trabalho manual para qualquer altura!

Um dos trabalhos manuais mais divertidos e que permitem passar um bom bocado com os miúdos é pintar ovos. Os ovos de Páscoa são uma tradição na quaresma que se tem passado de geração em geração há séculos.

A tradição dos ovos de Páscoa começou pela abstinência que os cristãos católicos deveriam fazer durante a Quaresma. Esta abstinência não lhes permitia comer produtos lácteos nem ovos, entre outros alimentos. Assim, para manter os ovos frescos, mergulhavam-nos numa fina camada de cera líquida. No final da Quaresma ofereciam-se estes ovos na igreja da cidade.

A tradição dos ovos de Páscoa está muito viva no centro da Europa, Inglaterra e Estados Unidos apesar de, com o passar dos anos, a igreja católica ter feito algumas modificações e apenas recomenda a abstinência de comer carne na Sexta-feira Santa.

(Também lhe interessa: 10 ideias para brincar com plasticina)

Tipos de ovos de Páscoa para pintar

A primeira coisa que se deve fazer é escolher que tipo de ovo se vai utilizar para realizar esse trabalho. Se apenas se quer aproveitar temporariamente o ovo para pintar pode cozer-se, mas se o quiser usar como decoração pode optar por esvaziar o ovo ou utilizar ovos de madeira ou de plástico. Em qualquer dos casos, a técnica para decorar os ovos é a mesma, independentemente do tipo de ovo que se queira utilizar.

Se quiser esvaziar o ovo tem de lhe fazer dois furos com muito cuidado para não o partir, um em cada extremidade. Pode utilizar um alfinete ou um prego para fazer os buracos e depois, com a ajuda de um palito ou soprando, extrair todo o conteúdo. Uma vez vazio, deve lavar-se bem o ovo e secá-lo. Embora seja um processo delicado, é a melhor forma de preparar os ovos para pintar se os quiser conservar indefinidamente.

(Também lhe interessa: Origami para crianças: 10 trabalhos em papel)

Como decorar os ovos de Páscoa

Como em todos os trabalhos manuais, as opções de decoração e os resultados obtidos vão variar em função da imaginação e da habilidade do artista.

Os ovos para pintar podem ser muito versáteis e, além de os decorar de uma forma clássica, usando tintas e canetas de feltro para desenhar todo o tipo de figuras geométricas ou diferentes caras, pode usar-se um spray de cores metalizadas ou purpurinas, por exemplo, para conseguir um acabamento espetacular.

Também se podem utilizar diferentes materiais tais como feltro, papel, tiras de tecido, fio ou lã com diferentes cores para os combinar entre si e obter diferentes e vistosos acabamentos: espirais, pintas, estrelas, figuras geométricas, coelhos, pintainhos, flores ou caras. A imaginação é o limite das possibilidades que oferecem os ovos para colorir. Este é, sem sombra de dúvida, o melhor passatempo para fazer com as crianças durante as férias de Páscoa ou até noutras alturas do ano!

(Também lhe interessa: Aprender a brincar: funciona!)

Também lhe interessa…