Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Alimentação da criança
- Os sais minerais de que o seu filho precisa
Os sais minerais de que o seu filho precisa

Os sais minerais são indispensáveis para o organismos dadas as suas várias funções. Os sais minerais encontram-se em muitos alimentos e em diferentes quantidades. Damos-lhe aqui muitos exemplos de sais minerais e explicamos as suas propriedades.
Os sais minerais são muito importantes para assegurar o saudável crescimento da criança. Alguns exemplos de sais minerais são o cálcio, o fósforo e o flúor, que servem para a formação dos ossos e dos dentes, o ferro para gerar os glóbulos vermelhos do sangue; o sódio, o potássio, o magnésio, o cobre e o cloro regulam importantes equilíbrios químicos e podem encontrar-se em muitos alimentos. Sendo assim, não será sequer necessário referir a importância dos minerais na alimentação da criança e no seu crescimento e desenvolvimento!
Quais são as fontes dos principais sais minerais
-
O cálcio. Este sal mineral encontra-se nos laticínios, nos vegetais de folha verde e nos legumes secos.
-
O fósforo. Este sal mineral encontra-se nos laticínios e na carne.
-
O potássio. Encontra-se os laticínios, na carne e em alguns frutos (por exemplo, as bananas são muito ricas em potássio).
-
O cloro e o sódio. Estes sais minerais encontra-se no sal de cozinha.
-
O iodo e o flúor. Estes sais minerais encontram-se, principalmente, no peixe.
-
O ferro. Encontra-se na carne, nos ovos, nos legumes e nos vegetais de folha verde.
O ferro: um dos sais minerais mais importantes
É importante prestar especial atenção ao consumo de ferro por parte do seu filho.
A partir do primeiro ano de vida, as reservas de ferro acumuladas esgotam-se e é necessário repô-las constantemente, de modo a evitar o risco de anemia e para garantir:
-
Um transporte adequado de oxigénio a todo o corpo (o ferro junta o oxigénio à hemoglobina nos glóbulos vermelhos).
-
Uma boa atividade muscular (o ferro une-se ao oxigénio armazenando-o para depois recorrer a ele em caso de necessidade, ou também quando o músculo se tem de contrair).
-
O funcionamento energético das células.
-
A transformação do betacaroteno (substância presente nos vegetais amarelos e alaranjados) em vitamina A, excelente para a pele, para a visão e para o crescimento.
-
A formação apropriada dos anticorpos, que têm a função de defender o organismo das infeções. Não é suficiente escolher os alimentos que contêm este sal mineral para assegurar ao seu filho uma quantidade suficiente de ferro.
É necessário procurar uma combinação adequada com outros alimentos que, nalguns casos, favorecem a sua assimilação e noutros a dificultam. O alimento que contém mais ferro é, sem dúvida, o leite materno.
(Também lhe interessa: Leite materno: como ter mais)
Seguem-lhe, a uma grande distância, as lentilhas, a chicória, o feijão, o grão-de-bico, os flocos de aveia, a salsa, as ameixas secas, a carne de cavalo, os espinafres, o peixe azul, o peito de peru, os ovos, a carne de vaca, a vitela, o presunto e o frango.
É preciso evitar a combinação destes produtos com outros ricos em taninos (presentes, por exemplos, no chá) e em fosfatos (presentes em muitos alimentos em conserva), que podem prejudicar a sua correta assimilação.
Por este motivo, vale a pena seguir algumas sugestões:
-
Combinar a carne e o peixe com vegetais e hortaliças ricas em vitamina C (tomate, pimento, hortaliças verdes, couve, rabanetes, abóbora, cenoura, etc.
-
Temperar os vegetais e acompanhamentos com um pouco de limão (rico em vitamina C).
-
Consumir vegetais cozidos a vapor.
-
Comer fruta e beber sumos.
-
Evitar os alimentos em conserva (não adequados a crianças pequenas).