Mi bebé y yo

Nomes bíblicos para meninos: os mais bonitos!

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Estão a pensar em que nomes vão dar ao vosso filho e não têm nenhuma ideia? Se gostam de nomes bíblicos e com história, neste artigo vão encontrar uma lista com os nomes bíblicos para meninos mais bonitos, e não apenas pelo seu significado, como também pela sua harmónica sonoridade. Esperamos que vos agradem!

Escolher bem o nome de bebé é uma das decisões mais importantes que tomam os papás durante a gravidez, dado que esse será o nome que vai acompanhar o pequeno durante o resto da sua vida. Por vezes escolher o nome não é fácil, e é provável que nos ocorram mil nomes mas não nos consigamos decidir ou pensemos que a decisão final não é completamente acertada. Não é assim?

(Também lhe interessa: Nomes modernos para menino permitidos em Portugal)

A verdade é que no momento de escolher o nome deve ter-se em conta que deve honrar a identidade cultural e família, ser original e, principalmente, permitir que o seu filho se sinta orgulhoso dele com o passar dos anos. É importante saber que, em Portugal, existe uma lista de nomes permitidos sendo que os que não constam dela não podem ser utilizados.

(Também lhe interessa: Mais Nomes de bebés)

Se estão à procura de um nome bonito e elegante, é interessante saber que a tradição cristã tornou comuns muitos dos nomes que aparecem na Bíblia, e que alguns deles se ouvem com muita frequência. Vamos fazer uma lista com nomes bíblicos e religiosos para menino que certamente vão adorar pela sua sonoridade e, sobretudo, pelo significado etimológico e histórico que têm.

Nomes bíblicos para meninos:

  • Abel: De origem assíria, significa “aquele que é filho”. É um dos dois filhos de Adão e Eva e, segundo o que conta o Génesis do Antigo Testamento, ofereceu a Deus o seu rebanho para o honrar. Caim sentiu ira pela recusa da sua oferta (os primeiros frutos da sementeira) e, cego de inveja, matou-o. Segundo a tradição israelita, esta história explica que a vida dos pastores agrada mais a Deus do que a vida sedentária dos agricultores.
  • Abirão: Trata-se de um nome de origem hebraica que transmite muita personalidade. Segundo a Bíblia, Abirão, Corá e Datã rebelaram-se contra Moisés e o seu irmão Aarão no grande deserto de Sinai durante a fuga do Egito. Deus demonstrou a sua ira fazendo com que fossem engolidos pelo deserto.
  • Adão: É um nome de origem hebraica que significa “Aquele que é homem” e transmite muita força e espiritualidade. Trata-se do primeiro homem da Terra que, com Eva, foi o primeiro pai da raça humana. Foi criado com o pó da terra e Eva foi criada a partir de uma costela dele. Deus expulsou-os do paraíso quando Eva caiu em tentação e comeu o fruto proibido.
  • Abraão: Nome de origem hebraica que significa “Pai excelso” ou “Aquele que é pai de muitas aldeias”. Segundo a Bíblia, Deus pediu-lhe para ir à Terra Prometida e prometeu que o iria bendizer a ele e à sua descendência, a qual se tornaria uma grande e importante nação. Conta a lenda que Abraão viveu 175 anos.
  • Caleb: Nome de origem hebraica que significa intrépido e corajoso, foi um dos doze mensageiros que Moisés enviou do deserto para explorar Canã. Foi o único que conseguiu entrar na terra prometida. Quer dizer “audaz” e, pela sua terminologia, interpreta-se como “impetuoso”, capaz de uma reação eficaz e instantânea.
  • Hiram: Nome de origem hebraica que significa “Exaltação ao meu irmão”. Segundo a Bíblia, foi rei de Tiro, contemporâneo de David e Salomão. Um homem de influência poderosa na arquitetura de Israel.
  • Jesus: Nome de origem hebraica que significa “aquele para quem Javé é a salvação”. É o personagem central do cristianismo, nascido em Belém e filho de Maria e José, o carpinteiro de Nazaré. Com o seu nascimento inicia-se a era cristã e representa para todos os cristãos o Deus encarnado.
  • Uriel: Nome de origem hebraica que significa “Aquele que leva a luz de Deus”. É o nome do arcanjo da pureza e talvez o mais poderoso dos sete arcanjos, que apenas se pode comparar em força com Miguel. Segundo os escritos do judaísmo rabínico, é conhecido como “A chama de Deus”.
  • Zacarias: Nome de origem hebraica que significa “Aquele que é a memória de Deus” ou “Aquele que Deus Lembra”. Foi um sacerdote do templo que viveu durante o reinado de Herodes, na Judeia, no século I a.C. Segundo a tradição cristã, apareceu-lhe o arcanjo Gabriel anunciando o nascimento do seu filho e, negando-se a acreditar, ficou mudo até que um dia foi iluminado e ouviu o nome do bebé: São João Batista.

(Também lhe interessa: Nomes exóticos e fora do normal para menino)

Também lhe interessa

Nomes bíblicos para meninos: os mais bonitos! | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)