Mi bebé y yo

Nomes bíblicos e religiosos para menino

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Estás a matutar no nome do bebé? Queres um nome com significado e que transmita a vossa fé como pais? Na nossa lista de nomes bíblicos irás encontrar o nome perfeito!

 

A chegada de um filho é uma benção na vida de qualquer papá e mamã. Se ainda para mais o bebé chega numa altura especial da vossa vida ou simplesmente porque querem que cresça com os mesmos valores de família que partilham, optar por um nome de valor e signifcado ancestral, um nome cristão ou consultar os nomes bíblicos que sugerimos, pode ser o que procuram. Não se pense que por serem nomes antigos e religiosos estão fora de moda, antes pelo contrário são nomes para bebé que se adaptam à actualidade, mesmo sendo nomes bíblicos, por serem nomes com bastante simbolismo, tanto nomes de menino como também nomes de menina. Por isso mesmo, alguns deles não se ouvem com frequencia pelo que, sem dúvida, seja qual for a sua escolha este será um nome original ou, ariscamos dizer, um nome vintage

Nomes bíblicos e religiosos para menino

 

 

A

Abel – Nome de origem hebraica que significa “vapor”, “névoa”, “respiração” e, por isso, com conotação de fragilidade e daquilo que não é eterno. Foi o segundo filho de Adão e Eva e foi assassinado pelo seu irmão Caim. Representa a pureza da alma, pelo facto de Abel ter oferecido a Deus uma ovelha para sacrificar, em demonstração da sua fé.

Abraão – Nome judaico cujo original era Abrão e foi alterado por Deus. Significa “grande pai”, “pai elevado”, “pai ilustre”. Abraão nunca teve filhos mas foi colocado na terra para ser o pai das multidões, ou seja, o pai de israel. É considerado o pai das três vertentes religiosas: cristianismo, judeísmo e islamismo. Por isso é uma das personagens mais importantes da bíblia  e sinal de liderança, fé e poder.

Abraim – Nome tipicamente muçulmano que se desenvolveu a partir do anterior Abraão.

Absalão – O Pai da Paz. Assim se define Absalão de origem hebraica e que resulta da junção de Ab – pai – e Shalom – paz. Admirado pela sua beleza, foi também um rebelde que tentou destronar o seu pai.

Adão – Significa literalmente “Homem da terra vermelha” (solo da Palestina) e o primeiro homem na Terra. É por isso simbolo da força da criação.

André – Foi o primeiro apóstolo de Jesus e quer dizer “homem” ou “coragem” em grego. 

 

B

Bartolomeu – Foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Significa “aquele que suspende as águas”.

 

C

Caleb – Significa “cão”, por ter sido um espião enviado por Moisés à terra prometida. Dos 12 enviados, só Caleb e Josué regressaram à terra prometida. É considerado um nome que representa força, vitalidade, descontração e criatividade, uma vez que Caleb se manteve jovem em idade avançada. 

 

D

Davi – Derivação de David, quer dizer “o amado” ou “o predileto”. Foi um famoso rei de Israel que expandiu a sua nação e derrotou o gigante Golias, sendo por isso um nome associado ao poder, liderança e força.

 Dimas - Nome do ladrão crucificado ao lado de Jesus e que se arrependeu dos seus pecados, por isso representa a auto consciência e a ponderação. Ficou conhecido como o “bom ladrão”.

 

E

Éder – Nome de origem hebraica ou basca. Foi o nome de um local na bíblia e de algumas personagens bíblicas e significa “bonito”.

Estêvão – Este nome significa “coroado” com origem no latimStephanus. Foi uma personagem bíblica considerada como o primeiro mártir do cristianismo e canonizado Santo Estêvão.

Evangelista – De origem grega, este nome augura positivismo, pois é “aquele que traz as boas novas”, ou seja, que evangeliza e traz boas notícias.

 

F

FilipeNome de origem grega. Foi apóstolo de Jesus. O pai de Alexandre, o Grande, rei da Macedónia, também deu pelo nome de Filipe. Mas este nome monárquico não se fica por aí sendo que mais seis reis de França e cinco reis de Espanha se chamaram Filipe.

 

G

Gabriel – Mensageiro de Deus, assim se traduz Gabriel. Foi o arcanjo que anunciou a Maria que seria mãe de Jesus. Está por isso associado às boas novas, bons presságios e energia positiva.

 

 

I

Ismael – Filho de Abraão. Deriva do hebraico yishmá, que quer dizer “Deus ouve”. O nome Ismael está associado à protecção já que é um comunicador com Deus.

 

J

João – É um dos nomes mais famosos no mundo, talvez por ser dos apóstolos mais conhecidos. O significado do nome João é “agraciado por Deus”.

Job – Personagem bíblica que foi submitida a atrocidades como teste à sua fé e que nunca vacilou na sua crença em Deus. Foi recompensado por isso e viveu uma vida longa e abastada.

José – Foi o pai de Jesus. Literalmente o nome José significa “aquele que acrescenta”.

Judá – Este nome traduz-se literalmente do hebraico por “louvado”ou “glorificado” como agradecimento a Deus. Segundo a bíblia, Jesus Cristo descende da Tribo de Judá.

 

L

Lucas – Tem origem grega e significa “iluminado”.  Era médico e tornou-se apóstolo difundido o evangelho de Jesus Cristo.

 

M

Mateus – O nome Mateus significa “dádiva de Deus” e é o nome de um dos 12 apóstolos de Jesus.

Moisés – Significa “tirado das águas”, por ter sido tirado ainda bebé das águas do Nilo no Egipto. Personagem bíblica que se tornou líder dos judeus, retirando-os da escravidão para a terra prometida, proclamava os Dez mandamentos por intermediário com Deus.

 

N

Noé – Variação do nome Noah. Foi um importante personagem da bíblia que salvou a sua família do dilúvio na “arca de Noé” por ter ouvido Jesus. O significado do nome Noah é “descanso” e “paz”, assim como Noé.

 

P

Paulo– Significa “pequeno” no latim e popularizou-se através de um dos maiores escritores do cristianismo contribuindo com o seu “paulinismo” para o Novo Testamento: São Paulo.

Pedro –Um dos apóstolos de Jesus, cujo nome original era Simão. Significa “pedra” ou “rochedo” de original grego “Pétros”. O seu nome foi trocado por ordem e reconhecimento de Jesus, por ser um dos seus apóstolos mais próximos. Considerado o primeiro Pápa.

 

S

Saúl – Significa “o desejado” ou “o escolhido” e pedido a Deus. Foi o primeiro Rei de Israel.

Siddhártha -  É dos nomes com mais peso espiritual. Este foi o nome do pai do budismo, que se popularizou como Buda. Significa "aquele que tem realizado um objetivo", derivado do sânscrito  (siddha)"realizado" e (artha) "objetivo". São por isso pessoas determinadas e empenhadas em trazer um bem maior ao mundo através da sua força de vontade, intuição e relação com os que os rodeiam.

Simão – “Aquele que ouve” ou “ouvinte”, assim se traduz Simão. Por  ter ajudado Jesus a carregar a Cruz é um dos nomes mais associados à generisidade para com os outros, á humildade e à bondade. Ficou conhecido como São Pedro, a pedido de Jesus.

 

T

Tiago – Um dos doze apóstolos de Jesus. Os primórdios deste nome remontam a Jacó e que foi sofrendo alteraçoes.  Significa “aquele que vem do calcanhar” por ter sido o segundo irmão gémeo a nascer.

Tomé – Variante de Tomás que significa “gémeo” Deu origem à expressao “ver para crer”, uma vez que o apóstolo Tomé duvidou da ressucitaçao de Cristo até que visse pelos seus próprios olhos. 

Também lhe interessa

Nomes bíblicos e religiosos para menino | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)