Mi bebé y yo

Nomes africanos para meninas e meninos

( 0 votos) load

Atualmente muitos pais que têm de decidir o nome do seu bebé preferem, em vez dos nomes tradicionais portugueses, pôr aos seus filhos outros nomes mais originais, muitas vezes oriundos de outros países. Neste artigo compilámos alguns dos nomes africanos mais bonitos para meninas e meninos.

A maioria dos cidadãos africanos têm vários nomes antes do apelido. Em África, escolher um nome é uma tarefa muito precisa, laboriosa e crucial, pois acredita-se que um nome bem escolhido outorga boa sorte ao recém-nascido, enquanto um nome mal escolhido pode ser nefasto para a trajetória futura da pessoa. Para um africano, o nome determina as suas raízes, os seus costumes e o seu caráter.

Neste artigo recolhemos alguns dos nomes africanos mais bonitos e originais.

(Também lhe interessa: Os melhores nomes russos para meninos e meninas)

Nomes consoante as circunstâncias

Ayo significa “alegria”, pois as circunstâncias que se apresentam quando nasce um filho são uma fonte de inspiração constante para a onomástica africana. Por seu lado, chamam-se Dosu a meninos nascidos depois de gémeos, Kande às meninas que nascem depois de muitos rapazes e Kenyi é o nome dado a um menino nascido depois de três meninas. Abidemi significa “nascido durante a ausência do pai” em Yoruba (dialeto falado no Togo, Benim e Nigéria).

Alguns bonitos nomes africanos de menino

Dakarai significa “alegria; Zaci é o deus da paternidade; Jelani é o “homem poderoso”; Morathi significa que o menino será um homem sábio, enquanto Kiros significa “rei”.

Lindos nomes africanos para menina

Existem nomes africanos para menina realmente bonitos: Fatimah significa “única”; Lewa quer dizer “bela”; o significado de Akanke é “conhecê-la é amá-la”; Nasha “nascida durante a época de chuva”; Isis é a grande deusa de origem egípcia e Ashanti quer dizer “obrigado”.

(Também lhe interessa: Nomes dos filhos dos jogadores de futebol)

Nomes por ordem de nascimento

A ordem do nascimento de cada filho também é um fator importante no momento de escolher o nome. Bake significa “terceira filha” e Bio é o nome para o terceiro filho. Gnon/Ahuefa ou Orou/Dodji significam primeira filha ou filho, respetivamente. Bona ou Chabi usam-se para o segundo filho, enquanto Boni ou Bougnon para o quarto.

O que vem de África

O nome Afra foi dado durante a época clássica. Os antigos gregos e romanos usavam-no para dar nome a meninos ou adultos de origem africana.

Nomes escolhidos consoante as tradições

Os nomes africanos escolhem-se, frequentemente, segundo as tradições, tais como Fon ou Ashanti, dependendo do dia da semana em que os bebés nascem. Assim, por exemplo, Afi ou Afiavi significam “sexta-feira” e Kofi seria o seu equivalente masculino. Mas também podemos encontrar, respetivamente para meninos e meninos: Adutxua ou Kodotxo (segunda-feira), Abla/Abena ou Comlan/Kobena (terça-feira), Akua ou Koku (quarta-feira), Ayawa ou Yao (quainta-feira) e Esi/Esie ou Kosi (domingo).

(Também lhe interessa: 10 dicas para escolher o Nome do Bebé)

Também lhe interessa

Nomes africanos para meninas e meninos | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)